A escalada até o topo

Psicologia




Psicóloga fala de sua trajetória profissional e das dificuldades que encontrou no caminho

Rafaela Damasceno

A macatubense Jennifer Duarte, que hoje reside em Lençóis Paulista, sabe bem o que significa lutar para alcançar seus sonhos. Com apenas 22 anos, ela é formada em psicologia pela Unip (Universidade Paulista), com atualização em Depressão e Ansiedade pelo Instituto Albert Einstein e, atualmente, faz pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental e especialização em Neuropsicologia.

Jennifer sempre gostou da área de psicologia, mas começou a se encantar pela profissão enquanto cursava o colegial. Na época, trabalhava em uma livraria e começou a ter contato com muitas obras recheadas de informações sobre a Psicologia. Foi então que percebeu que essa era sua vocação.



Entrou na faculdade ainda muito nova, com apenas 17 anos, e logo no primeiro ano precisou se fortalecer. “Enfrentei um transtorno afetivo bipolar que foi acompanhado de uma tentativa de suicídio. Nesse momento, acreditei que meu sonho tinha acabado, afinal, achava que não teria condições necessárias para colaborar com os pacientes se me tornasse profissional da área”, lembra Jennifer.

Felizmente, a psicóloga contou com a ajuda de uma grande equipe de profissionais, além da família e dos amigos, que sempre a apoiaram nos momentos mais difíceis. Após sua formação, entendeu que para chegar ao topo precisava dar um passo de cada vez, além de ter muita coragem para enfrentar os desafios.

“Hoje, meu foco de atendimento são adolescentes, adultos, casais e famílias. Há o tratamento para os transtornos mentais, realizando uma psicoeducação com os pacientes. Também trabalho para o desenvolvimento dos pacientes para a autoeficácia e habilidade social, para a resolução de problemas dentro de uma assertividade para os casais. Em Bauru, também atendo os casos neurodegenerativos”, explica a psicóloga.

Há três anos na profissão, Jennifer atende atualmente em dois consultórios: a clínica Espaço Mentalize, em Lençóis Paulista, e a clínica Valéria Queiroz, em Bauru. A psicóloga vem desempenhando seu papel com determinação e resiliência, seguindo sua escalada até o topo sem medo de cair, pois sabe que tem o necessário para alcançar seus objetivos.