Dr. Gabriel Pompermayer, cirurgião do aparelho digestivo, explica os ganhos adicionais de saúde, bem-estar e qualidade de vida possibilitados pela cirurgia bariátrica.
Além da perda ponderal, quais seriam as demais vantagens?
1. Auxilia na redução do risco de outras doenças
O excesso de peso está associado ao risco de desenvolvimento ou agravamento de diversas doenças. Entretanto, quando ele é eliminado, outros indicadores de nosso corpo tendem a se estabilizar. E isso favorece a melhora ou o controle de doenças. Entre elas estão :
-
Diabetes tipo 2;
• Hipertensão arterial;
• Doenças cardíacas;
• Asma;
• Refluxo gastroesofágico;
• Artrite;
• Esteatose hepática;
• Apneia do sono.2. Ajuda a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer
Sabe-se que o excesso de gordura abdominal se relaciona ao aumento ou surgimento de diversos problemas, inclusive oncológicos. O câncer de mama e o câncer de útero são exemplos.
- Melhora a autoestima, disposição
Segundo o dr Gabriel Pompermayer, a cirurgia bariátrica proporciona não apenas uma transformação física, mas também emocional e psicológica. Quem se submete ao procedimento comumente tem um ganho de autoconfiança e mais disposição.
4.Melhora a qualidade do sono
A apneia é um problema registrado em 70% das pessoas obesas e causa queda importante na qualidade do sono . Em casos de obesidade grau 3, a incidência pode chegar em 80%. Após a cirurgia bariátrica, com a redução dos níveis de gordura em áreas como o pescoço e abdôme, tende-se a respirar melhor e a ter menos pressão abdominal, o que favorece noites melhores de sono.
5.Melhora a vida sexual e fertilidade
De acordo com os especialistas, a fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia e a orientação é que aguarde pelo menos um ano para engravidar. Também é muito comum que após a cirurgia bariátrica ocorra uma melhora da libido. Estima-se que a vida sexual melhore após os seis primeiros meses do procedimento.
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
Segundo o médico, a indicação da cirurgia bariátrica está baseada em quatro critérios: índice de massa corporal, idade, doenças associadas e tempo de doença. São candidatos ao procedimento segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM):
-
Pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades;
• IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; - IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.
- A idade também é fator a ser analisado. Pacientes entre 18 e 65 anos não têm restrição. Acima de 65 anos, o paciente deverá passar por uma avaliação individual.
O cirurgião ressalta que o sucesso do procedimento está diretamente relacionado com o comprometimento do paciente no pré e no pós-operatório. Embora tenha durante todo o processo a assistência de uma equipe multidisciplinar, é fundamental que esteja preparado para mudar o estilo de vida e para seguir corretamente as orientações passadas pelos especialistas.
Rua Geraldo Pereira de Barros,398
Lençóis Paulista – Centro
(14)3263-0466
(14) 99750-0466