As mulheres tem muito medo da queda das mamas. Apesar da gravidade estar sempre trabalhando contra nós, temos algumas dicas para diminuir a velocidade dessa queda. As dicas servem tanto para mamas com pouco ou muito volume, com ou sem prótese, mamas jovens ou mais vividas.
Algumas mamas caem mais rapidamente, outras mais lentamente mas infelizmente todas caem. O que define a velocidade dessa queda são 5 fatores: volume mamário, estrias, gravidez, variação do peso e genética.
Vejamos algumas dicas:
Usar o sutiã: O não tão amado sutiã é um grande amigo contra a queda das mamas. E deve ser usado de dia e de noite, se possível. Devemos dar preferência pelo tecido mais confortável, evitar aros de ferro e principalmente, não apertar a região das costas.
Uso de hidratantes: Dar mais preferência pelos mais espessos ou óleos, sendo repassados no mínimo 2 vezes ao dia. Se possível, associar também com a ingestão de colágeno hidrolisado e/ou verisol.
Evitar Sol em excesso: O sol em excesso envelhece a pele e a deixa mais flácida. Por isso, muito protetor e evite tomar sol entre 10 e 16h.
Cigarro: Causador de má cicatrização, estrias, envelhecimento da pele, trombose, e agora mais uma, queda da mama por agir envelhecendo a pele, atrofiando e diminuindo o colágeno desta.
Efeito Sanfona: A famosa dança da balança é a causa mais comum de queda. Ao engordar, acumulamos gordura na mama (cerca de 30 % da mama é gordura). E quando emagrecemos, murchamos as mamas. Esse efeito, repetidamente, vai deixando a pele mais flácida, podendo aumentar o risco de queda precoce das mamas.
Evite excesso de gordura e açúcares na alimentação: A má alimentação causa danos as células e envelhecimento, atuando na qualidade da pele.
Exercícios físicos: ajudam na oxigenação e melhorar o metabolismo e por incrível que pareça, melhora a pele das mamas, deixando-as mais fortes.
Gravidez: Como sabemos, a amamentação não causa a queda das mamas. Mas sim o crescimento da mama e depois a perda de volume. Durante a amamentação, manter uma boa postura corporal ajuda a diminuir a tração da pele nas mamas.
Massagem com água fria: massagem com movimentos circulares na mama, melhora a circulação sanguínea local e elasticidade da pele. Evite banhos muito quentes.
Mas mesmo com essas dicas, as minhas mamas já caíram. Bem, ai entramos na área da cirurgia plástica com a Mastopexia com prótese ou sem prótese mas esse assunto eu volto a falar outro dia. Enfim, espero que tenham gostado das dicas, fico disponível no meu canal do youtube no www.youtube.com/drjoaoluis, no meu instagram e também no meu consultório no Centro médico Rosaclin. Um grande abraço a todos e até a próxima!