Há 40 anos envolvido na realização, José de Oliveira Prado afirmou que evento mantém perfil histórico, mas com diversidade musical e novidades
Em 2023, José de Oliveira Prado completa quatro décadas envolvido na produção ou organização da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Facilpa), e afirma que um dos seus objetivos é manter o perfil pecuário da feira, apesar das adequações naturais feitas ao longo do tempo, por ser um evento tão perene. “Tenho me esforçado muito para que a Facilpa permaneça com este condão que originou o evento”, afirmou.
Sobre a expectativa do retorno, após três anos sem acontecer devido à pandemia, Prado afirma que nunca foi tão grande, e a resposta dos apoiadores da festa, nunca foi tão boa. “É impressionante a resposta positiva que tivemos dos patrocinadores. A gente sente que a cidade só respira Facilpa”, afirma.
Além do período em que esteve sem ser realizada, o grande apoio à esta edição tem relação com a frustração ocorrida no ano passado, segundo Prado, quando boa parte da organização já estava pronta, com shows contratados, e uma segunda onda com variantes do vírus da Covid-19 fez com que fosse necessário suspender o evento. “Foi um sofrimento muito grande ficar sem realizar. Como a feira é em abril, até o começo do ano passado tínhamos a expectativa de fazer, mas veio uma nova variante, e tivemos que cancelar novamente. Teríamos, na abertura, o show da Marília Mendonça, infelizmente não tivemos a feira e perdemos a cantora”, lamentou.
Segundo Prado, tanto a empresa que venceu a licitação para organizar a Facilpa como a Prefeitura tiveram tempo para fazer excelentes contratações de shows musicais, com uma grade das mais diversificadas da história da Facilpa, o que também, em sua opinião, faz com que a expectativa seja ainda maior.
A Facilpa também abrirá espaço no Palco 2 para bandas e cantores da cidade, em parceria com a Secretaria de Cultura, nos dias em que não houver cobrança de ingressos. “Com toda a estrutura e equipamentos para grandes shows”, afirmou.
Em sua programação deste ano, a Facilpa manteve eventos tradicionais, como a cavalgada, que abre a feira no dia 23 de abril, além da Santa Missa, que este ano será realizada no palco principal da arena de shows.
Além do rodeio, haverá provas de tambor e laço, exposição de mini-horses, cães, canários, ovinos e cavalos mangalarga. Prado comentou ainda que tenta trazer uma boiada para exposição.
Entre as novidades, citou um parque de diversões inédito e um festival de carne de porco, que vem fazendo sucesso em várias feiras do país. Mas, afirmou que serão muitas outras surpresas durante os dias de festa.
A segurança será feita por 130 homens contratados de uma empresa especializada, além de Brigadistas, da Polícia Militar e Polícia Rodoviária, e da Guarda Municipal.
