Cia Fitness: parada pode afetar condicionamento físico

SITE

Festas de final de ano e férias afetam disposição, por isso é preciso atenção para manter atividades físicas

 

Após o período de férias e festas de final do ano, é comum diminuir a vontade de voltar às atividades físicas. Mas, o que isso pode representar para a manutenção do condicionamento físico? A personal trainer, Débora Aparecida Piras Medeiros, proprietária da Cia Fitness Academia para Mulheres, orienta como deve ser o retorno as atividades, após o período de suspensão.

“Se olharmos pela ótica da motivação, em tempos de cuidados com a saúde física é comum que uma pequena parcela das mulheres ainda se sinta desmotivada quando terminam as festas de fim de ano. No entanto, a grande maioria utiliza o ganho de peso como ‘mola propulsora’ para alavancar nos treinos, ainda mais focadas para melhorar seus resultados, não se importando com as novas medidas abdominais. Com efeito, isso eleva imediatamente sua autoestima e seu cuidado pessoal”, diz a personal.

Entre as perdas que o organismo pode ter, mesmo num curto período de tempo, sem exercício, podem estar, segundo ele, a diminuição da força muscular, da flexibilidade e da resistência cardiovascular. “Além disso, a inatividade pode levar ao ganho de peso, alterações na composição corporal e impactos na saúde mental. Recomenda-se consultar um profissional de saúde antes de iniciar ou interromper qualquer programa de exercícios”, orienta.

Embora retornar as atividades seja positivo, existe uma maneira correta para isso. “O retorno as atividades físicas deve ser gradual e adaptado ao nível de condicionamento físico individual. Recomendamos iniciar leve, começando com exercícios de baixa intensidade para permitir que o corpo se readapte e aumentar progressiva e gradualmente, aumentando a intensidade, a duração e a frequência dos exercícios ao longo do tempo. É importante incluir diversidade, envolvendo-se em uma variedade de atividades para promover o desenvolvimento equilibrado de diferentes grupos musculares. Dedicar tempo ao alongamento para melhorar a flexibilidade e prevenir lesões, e estar atenta aos sinais do corpo. Se sentir dor excessiva ou desconforto, reduza a intensidade ou procure orientação profissional. Mantenha-se bem hidratada e adote uma dieta equilibrada para apoiar a recuperação e o desempenho”, comenta Débora.

Se é importante não desanimar, como conseguir retomar os treinos? “Se a pessoa não tem motivação suficiente é importante, neste momento, contar com aquela amiga que também está precisando voltar para a academia, assim, quando você menos perceber já estará de volta à rotina de exercícios”, diz.

A Cia Fitness não interrompe suas atividades durante o final de ano, o que pode ser uma ótima oportunidade para se manter em dia com o condicionamento físico. Débora adianta que, em janeiro tem mais facilidades para apoiar as mulheres a cuidar da saúde. “A academia Cia Fitness atende normalmente, neste período. E fazemos questão de avisá-las que neste mês de janeiro estaremos com isenção de taxa de matrícula. Oferecemos atividades de condicionamento físico, musculação, treinamento funcional, Step, Hiit e hidroginástica”, conclui.

 

Dicas para voltar ao ritmo:

Visite um médico

Alongue-se

Vá com calma

Cuide da dieta

Descanse

 

Serviço:  R. Gílson Claudinei Bernardes, 595 – Parque Res. Rondon

Telefone: (14) 3263-0975