A odontologista Eve Temer Feres, especialista em prótese e odontologia estética comenta sobre a importância de substituir dentes perdidos e quais principais técnicas
Perder um ou mais dentes é sempre algo bastante complicado. Não apenas esteticamente, mas, especialmente porque esse problema pode influenciar a forma como falamos, mastigamos e até respiramos. Ou seja, na qualidade de vida. Por isso, a importância de buscar pelo tratamento adequado a cada caso, uma vez que, existem várias opções para substituir as perdas dentárias, segundo explica a odontóloga Eve Temer Feres, que possui 25 anos de atuação na área, com especialização em prótese e odontologia estética.
Ela explica que a substituição de um dente perdido pode contribuir com a melhora da saúde do paciente, mas também afetar diretamente outras áreas. “Como cada caso é diferente, atualmente, a odontologia tem vários tipos de implantes e próteses para atender a todas as demandas. O uso da prótese dentária é uma maneira de restabelecer o sistema mastigatório, mas a perda de um dente também pode comprometer bastante a autoestima de uma pessoa. Geralmente, o aspecto é tão desagradável que o indivíduo costuma evitar de sorrir”, lamenta a especialista.
A variedade de modelos de próteses, segundo ela, é definida pelo material usado para confecção e também a técnica de aplicação. Doutora Eve comenta sobre os principais modelos.
Prótese total (PT)
“São aquelas que substituem todos os dentes de uma ou das duas arcadas, e são removíveis. A prótese total é a solução mais comum e conhecida entre os brasileiros. Normalmente, ela é produzida em resina acrílica”.
Prótese parcial removível
“A prótese é indicada para os pacientes que ainda têm alguns dentes na boca e funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes”.
Prótese sobre implante
“A prótese sobre implante é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca do paciente. Ela é fixada sobre o pino de titânio (afixado no osso) e confeccionada em porcelana, pois é um material esteticamente mais bonito e bastante durável”.
Ponte fixa
“Aqui tem-se um modelo de prótese fixa que está caindo em desuso, devido à eficácia dos implantes dentários. Mas, a ponte visa substituir um ou mais dentes faltosos e proporciona resultados bastante satisfatórios”.
Inlays, onlays e overlays
“Esses são tipos de restaurações indiretas, ou seja, que são feitas diretamente na boca do paciente. O procedimento é necessário quando há uma perda da estrutura dentária. As inlays, onlays e overlays são utilizadas para reconstruir uma parte do dente, sendo diferenciadas pelo grau de destruição do dente que deve ser reconstruído”.
Prótese protocolo
É a prótese total, aplicada quando o paciente perdeu todos os dentes. Ela é fixada sobre implantes que são parafusados diretamente no osso.
Serviço:
Instagram: dra.evetferes
Facebook: Eve Féres
Endereço Rua José do Patrocínio, 534
Telefone: 3264 8552
WhatsApp: 9 9608 2709
