Método desenvolve cálculo, raciocínio lógico, leitura, compreensão e síntese de textos
Desde janeiro deste ano, uma nova unidade do Kumon em Lençóis Paulista oferece todos os benefícios de um dos métodos de aprendizado mais disseminados no mundo, e que está no Brasil há 47 anos. Por vezes, visto de forma equivocada como reforço escolar, o método aplicado de forma individualizada tem objetivo de proporcionar que o aluno seja um autodidata, segundo Ana Luísa Cacciolari do Amaral, Orientadora Educacional da unidade.
Ana Luísa especializou-se na aplicação do método, após seu filho e ela própria serem alunos, e foi convidada a gerenciar uma unidade em Agudos, onde permaneceu por quatro anos. Ela se diz apaixonada pelo método, entre outras razões, pela forma como potencializa as capacidades individuais de cada aluno. “O aluno vem para aumentar suas capacidades de estudo. Independentemente de ter facilidade ou dificuldade, vai aprimorar suas capacidades no seu ritmo, desenvolvendo-se para a vida”, disse.
A orientadora ressalta que Kumon e escola devem caminhar juntos, e faz a analogia entre a escola ser uma sapataria, onde a criança vai adquirir sapatos que couberem em seu pé, e o Kumon ser o sapateiro, que vai confeccionar a peça sob medida. “Precisamos entender que cada um tem capacidades diferentes e formas diferentes de desenvolvê-las, mas todos somos capazes. Um dos objetivos é que o aluno se desenvolva para ser um bom estudante”, comentou.
O Kumon em Lençóis atende alunos a partir dos três anos e sem limite de idade. As três disciplinas envolvidas são Matemática, Português e Inglês.
A orientadora explicou que a escolha foi feita pelo próprio criador, com base em suas experiências pessoais. “O criador do método, professor Toru Kumon (box) percebeu que uma criança que aprende cálculos, mas também lê bastante, é mais inteligente. Ele passou pela guerra antes de ser professor e pelos conhecimentos de matemática e inglês que possuía, atuou com cartografia, ficando longe da frente de batalha. Quando voltou, seu lar estava destruído e ele constatou que o conhecimento que tinha e a capacidade de se reorganizar do caos, poderiam lhe trazer de volta uma vida digna. Seu mote era que o conhecimento é a melhor herança que se pode deixar para os filhos, porque através dele vão conseguir sobreviver a qualquer adversidade”, contou.
O método se ajustou para estudar a língua pátria em cada país onde foi estabelecido.
Apesar de ter como tripé as disciplinas comuns à escola, Ana Luísa ressalta que o Kumon vai além de um reforço escolar. “O objetivo é fazer com que o aluno seja um autodidata. Mas, para ele chegar a este nível tem que ter habilidades sociais e de estudos que o desenvolva para ser um excelente estudante”, concluiu.
O atendimento do Kumon de Lençóis ocorre de segunda-feira a sexta-feira. Às segundas e quintas, das 9h às 19h, e nos demais dias da semana, das 9h às 18h. Duas vezes por semana os alunos têm aulas de 50 minutos cada, mas recebem exercícios para desenvolverem em todos os dias da semana.
Serviço: Rua José Bonifácio, 213 – Vila Marimbondo
Telefone/whatsapp: (14) 3261-1090 / (14) 98125-6738
Box – Professor criou método ao elaborar exercícios para o filho
O método Kumon foi criado pelo professor universitário de matemática Toru Kumon, em 1954, no Japão. Ele desenvolvia exercícios para que seu filho, Takeshi, resolvesse após as aulas, para melhorar seu desempenho escolar. “Ele corrigia os exercícios à noite. Após a correção, deixava dicas para que, no outro dia, o filho pudesse corrigir os próprios erros. A mãe era a intermediária”, contou Ana Luísa.
Com os exercícios, Takeshi começou a se destacar em outras disciplinas, o que chamou atenção de outras crianças. Com o tempo, Toru deixou a carreira universitária para se dedicar à nova forma de aprendizado. Começavam assim as primeiras turmas de Kumon. No Brasil, a primeira unidade foi criada, em Londrina, em 1977.