Câncer de próstata: mortes devem checar a quase 700 mil até 2040

Tipo de câncer é o segundo que mais mata homens no Brasil

 

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este tipo de câncer é o segundo que mais mata homens no Brasil.

Mas, um estudo realizado pela The Lancet Commission, apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia, em abril deste ano, em Paris, aponta que os casos da doença devem dobrar de 1,4 milhão por ano, que ocorriam em 2020, para 2,9 milhões por ano até 2040, principalmente nos países de baixa e média renda.

Já o número de mortes por ano, segundo o mesmo estudo, devem passar de 375 mil, em 2020, para quase 700 mil mortes até 2040.

A idade é um fator de risco importante, já que a incidência é maior em pessoas com mais de 60 anos. Histórico familiar de câncer de próstata também é um fator de risco, além do sobrepeso, obesidade, tabagismo e exposição a produtos químicos como produtos de petróleo, motor de escape de veículo, fuligem e dioxinas.

 

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

Mude seus Hábitos

Apesar das constantes campanhas para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. E o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Alguns hábitos que auxiliam na prevenção são: alimentação saudável, atividades físicas,

check-up, exame de próstata, não fumar e cuidar da saúde mental. (Fontes: Agência Brasil, Instituto Lado a Lado Pela Vida)