Abuse do vidro

Ambiente




Resistente e mais seguro, o vidro invadiu todos os ambientes da casa

Priscila Pegatin

Ele traz leveza e iluminação ao ambiente. E se preciso, praticidade e resistência. O vidro é a peça coringa na decoração e de pronto atende as necessidades de cada cômodo.

O material, antes frágil, hoje passa por um tratamento diferente e é mais resistente. A peça pode ser encontrada em diversas texturas, espessuras e cores, segundo explica Osni Alves Nunes, proprietário da Vidraçaria São João.

VIDRAÇARIA SÃO JOÃO (1)

Para fazer a escolha certa em cada cômodo, confira algumas dicas:

No banheiro

Talvez esse seja o primeiro cômodo que se pense quando o assunto é vidro. A peça utilizada para a área do box deve ser sempre o vidro temperado. “Ele é cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Se acontecer algum acidente, ele gera fragmentos pequenos e pouco cortantes”, explica Nunes. Entre as texturas, o mais pedido é o incolor, que dá elegância e requinte ao ambiente. Já no vidro do banheiro, é recomendado o impresso para conter a iluminação, e não sendo transparente dará uma privacidade maior.

Na cozinha

Diferente do vidro do banheiro, na cozinha, a luz natural é sempre bem-vinda, sendo o vidro incolor o mais procurado. Para quem deseja inovar ou personalizar, os jateados com desenhos opacos na superfície atendem à exigência.

Outra boa escolha é o vidro para o armário da pia da cozinha. O material sai na frente quando comparado a outros. “Não tem problema com umidade. Tem uma vida útil maior”, diz Osni.



Peça de decoração

Como abusar do vidro está na moda, uma tendência é a porta de vidro. O estilo dá um charme e elegância ao ambiente e é funcional, separando o cômodo como sala, cozinha e área de serviço.

O mesmo tipo de porta pode ser usado em outros cômodos. Mas, se for necessário a privacidade, a dica é substituir o vidro incolor ou jateado pelo serigrafado, em que a tinta é impregnada ainda na fabricação da peça.

Deixe o vidro limpo e brilhando

Água e detergente neutro na proporção de quatro gotas de detergente para um litro de água é a receita para fazer a limpeza ideal no vidro. O segredo, segundo Osni, é nunca deixar o vidro molhado. Caso contrário, a formação de gotas será inevitável, interferindo na estética da peça. Quanto aos abrasivos, eles podem causar danos irreversíveis ao vidro.

O banheiro é o ambiente que pede um cuidado extra. A dica de Osni é sempre deixar o vidro aberto, para circular ar, e o box fechado.