Amor ao empreendimento

empreendimento




Ricardo Moraes é empresário há 20 anos; ele garante que o segredo para o sucesso é pela profissão e o comprometimento

Ser empresário é ser homem de negócios. É dirigir uma empresa e fazer com que ela prospere e obtenha sucesso. Claro que cuidar de um empresa  não é uma tarefa fácil, mas e administrar duas empresas? É algo mais difícil ainda, pois todos os compromissos são dobrados. Ricardo Alexandre de Moraes sabe muito bem disso, pois é proprietário da Marcenaria Criativa (que está há mais de 20 anos no mercado) e da Novo Conceito Móveis Planejados (que conta com a direção de Ricardo há mais de um ano).

Tudo começou há 20 anos, quando o Empresário do Mês se interessou pela área e começou a fazer o curso de marcenaria no Senai Lençóis Paulista. Após a conclusão dos estudos, encontrou o primeiro emprego como marceneiro. Com o tempo, se aperfeiçoou, gostou da área e decidiu que aquela seria a sua profissão para o resto da vida.

“Os clientes da marcenaria onde eu trabalhava me incentivavam a abrir o meu próprio negócio. Eles diziam que eu tinha jeito e perfil para administrar”. O início não foi nada fácil, porque leva um tempo para que o serviço se torne conhecido e para que os clientes comecem a propaganda boca a boca. “Temos obstáculos, claro, mas enfrentamos da melhor maneira. Hoje em dia, o mercado não está muito bem e isso nós sabemos, então, temos que analisar situações para que nada atrapalhe em nossos negócios. Temos que fazer tudo para enfrentar os obstáculos”.

“Para mim, o segredo do sucesso é ter autoconhecimento, dedicação e amor na profissão, traçar estratégias e correr atrás de realizar os sonhos”




Ricardo acredita que evoluiu e continua evoluindo como empresário a cada dia. Ele comenta que tem como característica atender bem os clientes, algo que aprimora frequentemente. Além de evoluir pessoalmente, o empresário acredita que seus empreendimentos também cresceram significativamente. “A marcenaria vem evoluindo a cada dia. Foi com a evolução e o sucesso da marcenaria que eu pude adquirir a nova loja, a Novo Conceito, que está crescendo aos poucos. A ideia de abrir essa loja foi porque aqui em nossa cidade tinha apenas marcenarias e não uma loja com showroom de móveis planejados. Com essa loja, eu consigo atender a todas as classes de clientes e fornecer tudo com garantia de dez anos de fábrica”.

Fica claro que o empresário ama o que faz. “Meu dia a dia é bem corrido. Eu fico a maior parte do tempo no escritório da marcenaria, aí vou até a loja, vejo como estão as coisas, acompanho os serviços que estão sendo feitos e visito os clientes. Tenho que deixar tudo resolvido dentro do meu horário comercial, para que, após esse horário, eu fique à total disposição da minha família”, conclui.