Artigo de fevereiro de Viviane Gomes Pinheiro Covre

lanche escolar, Peso, Comida




Saudável, sem exagero!

Sabemos que cuidar do corpo e da alimentação é fundamental para ter uma vida saudável. O problema é quando isso se torna uma obsessão, podendo levar a certos transtornos.

Querer perder peso além do ideal é uma das piores atitudes a tomar. Além de não alcançar o peso ideal, sua saúde sai prejudicada. O corpo não suporta restrições severas. O ânimo diminui, o raciocínio fica lento e até a pele perde o brilho. Muitos sofrem com este problema, pois acreditam estar fazendo algo falsamente saudável, muitas vezes recomendado por sites, revistas ou falsos profissionais.

O modismo, determinado por um padrão estético de baixo índice de gordura e músculos extremamente definidos, leva pessoas a fazerem abusos, forçando o organismo a trabalhar além do que está preparado. A combinação do abuso na atividade física com dietas hipocalóricas e suplementos alimentares inadequados e não acompanhados é extremamente perigosa.



Dietas da Moda: excessivamente restritas e muito baixas em calorias, podem causar déficit nas necessidades energéticas de um adulto saudável. Sem falar na influência no metabolismo, de forma que corpo, ao sentir a necessidade de economizar energia, tende a diminuir o gasto. Com isso o reganho de peso após o término da dieta é favorecido.

Dietas restritivas estimulam também a limitação do consumo de outros grupos de alimentos essenciais ao organismo, como leguminosas, leite e derivados, carnes e ovos. Esta atitude pode expor aos praticantes o risco de carências nutricionais importantes, em especial no que diz respeito ao consumo de proteínas e minerais, como ferro, cálcio e zinco, todos fundamentais para o adequado funcionamento do organismo.

Ao buscar o emagrecimento é preciso, antes de tudo, promover mudanças no hábito, tanto alimentar quanto de atividades físicas, como propõe a reeducação. E se puder contar com o apoio de profissionais especializados, essa tarefa será ainda mais fácil de cumprir, sem falar que será possível avaliar se está eliminando peso da maneira correta, sem comprometer a saúde.

Por acreditar na reeducação alimentar, nutricionistas e professores de educação física buscam transmitir a forma simples e natural de controlar a alimentação, respeitando e se adaptando à rotina de cada um. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Afinal, se reeducar de verdade é conseguir ver seus erros e acertos, mantendo esse aprendizado por toda a vida. 

Viviane Gomes Pinheiro Covre
Nutricionista clínica