Artigo de março de Bruno Baleche

Coaching




Coaching em Liderança: Pequenas atitudes para grandes resultados

Primeiramente, é uma honra poder compartilhar alguns de meus conhecimentos e habilidades com a Revista O Comércio e você, leitor! Espero que os conteúdos e ferramentas que apresentarei façam sentido e proporcionem os melhores resultados, como os que obtenho com nossas equipes.

De maneira rápida e bem simplificada, o Coaching Para Lideranças é um processo de começo, meio e fim, acompanhado por um profissional coach que identifica, junto ao cliente (coachee; líder), o seu estado atual, o apoiando e conduzindo, por meio de métodos, planejamentos e ações, a um estado desejado, com resultados claros e mensuráveis.



Pensando em como eu poderia contribuir nesta coluna, preparei um programa contínuo com algumas ferramentas que serão aplicadas aqui e outras que estarão em um link que ficará no final desse texto. Além de também apresentar alguns casos, que em doses “homeopáticas”, podem levar maior segurança para seu caminho.

À medida que evoluímos, criamos mecanismos para suprir nossas necessidades, e neste contexto, é de extrema importância a presença de um indivíduo capaz de identificar, planejar, orientar e valorizar as suas competências, buscando objetivos que sejam de bem comum a todos, um líder.

Um exemplo de liderança com objetivos claros é a de Martin Luther King Jr., que pregava a não violência, lutando pelos direitos civis dos negros americanos. Ele possuía um poder de influência em suas palavras a ponto de ter até hoje um dos discursos mais famosos da história: “Eu tenho um sonho” (I have a dream), que reuniu mais de 250 mil pessoas em marcha por compartilharem deste sonho.

Bons líderes são aqueles que têm a habilidade de conduzir pessoas, equipes profissionais, família, grupos sociais e novos contatos, mas principalmente, sua própria vida. Então, que tal começar com pequenas atitudes que te levam para este jogo?

Um primeiro passo importante é definir suas metas, respondendo para você mesmo com sinceridade: de 0 a 10, quanto está disposto a novas ações para tornar-se um líder melhor? E quais são seus três maiores objetivos para 2019? Estes serão o seu “I have a dream”. Então, defini-los e materializá-los de forma clara são pequenas atitudes para os grandes resultados.
Vai pro jogo!

No próximo artigo, vamos falar um pouco sobre perfis de liderança e qual seria o seu perfil. Então, abuse das ferramentas e alinhe seus objetivos.
Link: https://goo.gl/6NqnA5

Bruno Baleche
CEO e Leader Coach

Confira outros artigos de Bruno Baleche no site da Revista O Comércio