Estamos no mês de dezembro e, assim como em todo ano, uma euforia toma conta de uma grande parcela da população. O final de um ano nos convida a encerrar ciclos, refletir sobre nossas perdas, conquistas e planejar o futuro.
No entanto, hoje em dia, muita gente perdeu o “senso de equilíbrio” – nessas datas, cria-se uma obrigação de estar feliz e, muitos se entregam a um furor consumista, uma busca de felicidade com promessas de mudança para o ano que se inicia, que nem sempre se concretizam.
Não quero aqui discutir o conceito de “felicidade”, mas tudo o que você faz pensando em promover mais bem-estar e qualidade de vida para si mesmo é autocuidado, sem ele, não há felicidade.
Cuidar da saúde mental, segundo o psiquiatra Arthur Guerra, “é como andar de bicicleta: exige esforço e dedicação constante, senão ela tomba.”
Lembre-se de que saúde mental é influenciada e influencia o estilo de vida adotado por uma pessoa. Para ajuda-los nessa reflexão, gostaria de citar os seis pilares do autocuidado, que sempre estão conectados, e dizem muito a respeito de como anda sua vida.
O primeiro pilar é o da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: como anda sua relação com os alimentos e bebidas alcoólicas e açucaradas? O que você acha de estabelecer como meta para 2023 “descascar mais, desembalar menos”; O segundo pilar é o SONO REPARADOR: o sono é uma necessidade humana como a comida, água e ar. Você tem dormido o suficiente e cuidado da qualidade de seu sono ?: O terceiro pilar é o da VIDA ATIVA: hoje sabemos que a prática da atividade física não está somente associada a uma vida saudável, mas também, a um emocional mais estável e auxiliar no tratamento de diversas doenças mentais, entre elas depressão e ansiedade; O quarto pilar é o do combate ao TABAGISMO, DROGAS ilícitas e álcool: O uso constante dessas substâncias afetam profundamente, não somente a saúde física, mas também, o funcionamento emocional e profissional. O quinto pilar diz respeito às suas RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Você se considera conectado com sua família, amigos e grupos em que frequenta? Você sabia que a solidão hoje é considerada um fator de risco cardiovascular maior que a obesidade? O sexto e último pilar do autocuidado diz respeito à forma como você lida com o ESTRESSE: não podemos nos esquecer de que a ansiedade é uma reação normal ao estresse e, em certas situações, pode ser uma resposta positiva. Por exemplo: Pode ajudar a alertar sobre os perigos, ou então, melhorar sua prontidão para a realização de uma prova. No entanto, altos níveis de estresse sempre estão associados a adoecimento físico e emocional.
Todos os dias fazemos escolhas que definem quem somos, a vida que levamos e, consequentemente, nossa saúde mental.
Para concluir, sugiro que você reflita profundamente a respeito dos pilares do autocuidado e que, na medida do possível, eles façam parte de seus projetos para o ano que se inicia.
Boas festas e feliz 2023!