Autopercepção

Autopercepção




A palavra autopercepção, etimologicamente, vem do grego autós e “próprio” + percepção. Dentre os sinônimos de autopercepção encontramos autocompreensão e autoavaliação, por exemplo. Objetivamente, é uma percepção que a pessoa tem de si mesma, dos seus erros, das suas qualidades. É a ideia que temos de nós mesmos, dos nossos erros e qualidades; a maneira pela qual conseguimos ter um juízo consciencioso (cuja execução é minuciosa, segundo todas as regras; meticuloso, cuidadoso) a nosso respeito.

Muito importante para a nossa trajetória ter a clareza que a autopercepção traz para a nossa vida compreender e avaliar a nós mesmos, nossos comportamentos diante das situações que a vida nos apresenta dia a dia.

A forma que atribuímos pesos e valores às situações refletem o nosso formato dentro da autopercepção. Quando temos a coragem de nos autopercebermos dentro da realidade que vivemos, já seguimos um caminho de maior clareza e uma busca importante da tranquilidade.



Quando percebemos e adquirimos novos comportamentos para a construção efetiva de algo “maior”, notamos um equilíbrio importante e real em várias áreas da nossa vida.

É um processo desafiador e que precisa ser exercitado continuamente. Quando aceitamos e compreendemos nosso passado e presente, damos início a uma construção sadia de um futuro feliz.

Por exemplo, como você está hoje? Quais sentimentos e comportamentos estão aflorados hoje? A autopercepção nos permite entender onde brilhamos e onde nos fechamos ou, até mesmo, nos sabotamos.

Entender, em meio às nuvens de pensamentos e julgamentos, como realmente nos sentimos e conseguir traduzir isso em palavras, assumindo a autorresponsabilidade pela forma como nos sentimos, é uma grande força a ser cultivada.

No entanto, essa habilidade também nos ajuda muito no que diz respeito ao trabalho. Quando praticamos a autopercepção também profissionalmente, estamos aptos a compreender as nossas forças, fraquezas e bloqueios com muito mais clareza e, assim, utilizá-las ao nosso favor para se desenvolver cada vez mais.

Dentro deste processo, o questionamento constante é a base para nosso crescimento e real transformação; então lhe convido a embarcar nesta viagem poderosa da autopercepção contínua!

Daniela Ruiz
Life and Executive Coach

Confira outros artigos de Daniela Ruiz no site da Revista O Comércio