Bracell apoia Equoterapia

equoterapia




Parceria com a prefeitura de Lençóis Paulista vai possibilitar o atendimento de 14 pacientes que aguardavam vagas

Da Redação

Como forma de apoiar as ações de responsabilidade social nas comunidades em que está inserida, a Bracell inicia 2020 com mais uma boa notícia: o apoio ao Projeto de Equoterapia, da ARLP (Associação Rural de Lençóis Paulista), realizado pelo Centro Equus Vita. A parceria visa ampliar o potencial de atendimento do projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, patrocinando 14 pacientes que estavam na lista de espera, sendo dez de Lençóis Paulista e quatro de Macatuba, pelo período de um ano.



O projeto

A equoterapia é método terapêutico que utiliza cavalos para estimular movimentos que ajudam na recuperação de pacientes com algum tipo de deficiência física, mental ou sensorial. Entre estas deficiências estão: TEA (Transtorno de Espectro Autista), Paralisia Cerebral, Síndrome Cerebral Congênita, Epilepsia Generalizada e Deficiência intelectual. O tratamento pela equoterapia é uma modalidade terapêutica diferenciada, prazerosa, eficiente e que tem proporcionado excelentes resultados para os pacientes.

O Centro Equus Vita deu início a este trabalho em 2003. Com o apoio da Bracell, o projeto passa a atender a 77 pacientes que realizam suas atividades no Recinto de Exposições José de Oliveira Prado, de Lençóis Paulista. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e guia de equitação capacitado pela Associação Nacional de Equoterapia. Os encontros ocorrem uma vez por semana e cada paciente tem de 30 a 40 minutos por sessão.

A Bracell decidiu apoiar esta iniciativa por entender a relevância deste projeto que proporciona um tratamento diferenciado. Segundo Carlos Barbieri, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, a empresa está atenta às atividades que impactam de forma positiva a vida das pessoas das comunidades onde atua. “Vimos que o projeto equoterapia tem permitido uma sensível melhora aos pacientes, além de trazer qualidade de vida a eles e seus familiares”, diz.

José Oliveira Prado, presidente da Associação Rural de Lençóis Paulista completa. “É com muita satisfação que recebemos e acolhemos a Bracell em nosso meio e como nossa parceira neste trabalho magnifico que é a equoterapia. Temos certeza que vamos juntos crescer muito mais”.

Para Rodrigo Genovêz, pai do Josué, de 8 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista severo, a equoterapia tem apresentado resultados positivos. “No tempo em que o Josué participou da terapia, percebemos muitas melhorias. Ele ficou mais calmo e tranquilo, o tratamento foi muito eficaz. Agradeço à Bracell e a todos os que acreditam nesse projeto que tem dado a importância para os cuidados que devem ter as crianças especiais”, finaliza.