CÂNCER DE PRÓSTATA: o que é importante saber sobre os exames

SITE

Reinaldo Taminato, responsável técnico pelo Hemolab Laboratório de Análises Clínicas, comenta sobre importância de realizar os exames para tratar a doença, que pode ter 90% de cura quando diagnosticada precocemente

 

Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima quase 72 mil novos casos por ano de câncer de próstata. De acordo com dados do mesmo Instituto, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. No entanto, é considerada uma doença comum, ainda de acordo com o INCA, com percentual alto de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectada no início.

O exame laboratorial, que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata é o Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado no Hemolab Laboratório de Análises Clínicas.

Trata-se de um teste feito a partir de uma coleta de sangue, e também é um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam ou não sintomas, essa é uma glicoproteína que é produzida pela próstata, sendo assim, em todos os homens podemos identificar uma concentração dela.

A indicação dos exames que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata deve seguir a orientação médica, que leva em consideração o histórico de cada paciente.

Testes como o Antígeno Prostático Específico e o toque retal podem ser solicitados pelo médico a partir dos 45 anos de idade ou, às vezes, até mais cedo.

Como o PSA é produzido pelas células da próstata, ele é utilizado como um marcador tumoral para o câncer desta região, caminhando junto com o exame de toque. Esse exame é utilizado no acompanhamento e tratamento de neoplasias da próstata, além do câncer.

O nível do PSA pode-se elevar em outras doenças neoplásicas como hiperplasia benigna da próstata e na prostatite, sendo assim, é importante outros exames complementares para a conclusão do diagnóstico, como o ultrassom e a biópsia da próstata.

Para realizar o exame do PSA é simples, ele é um exame de sangue que não necessita de jejum, porém se deve seguir algumas recomendações (salvo recomendação médica contrária) como, por exemplo: após o exame de toque aguardar 3 dias para a coleta do exame;  após a biópsia da próstata, aguardar 6 semanas; não ter tido relações sexuais dentro de 48 a 72horas antes do exame. Recomenda-se ainda não realizar exercícios em bicicleta, andar de motocicleta ou a cavalo no período de 2 dias antes da coleta.

E assim que possível identificar a doença, através de um exame de sangue que nos permite ajudar a diferenciar se estamos na presença de uma situação preocupante ou não.

O câncer de próstata tem grandes chances de cura, se diagnosticado no início. Então, não deixe de frequentar consultas médicas e realizar exames de rotina.

 

Serviço: Rua Geraldo Pereira de Barros, 157 – Centro (rotatória do cemitério municipal)

(14) 3263-2324 – Whatsapp: (14)99861-0527

www.hemolablp.com.br