Com gás de sobra

Germano




Aos 17 anos, Germano é exemplo para jovens que queiram dar início à vida empreendedora

Angelo Franchini Neto

Ser jovem significa sonhar alto, ter gás de sobra para enfrentar os desafios do dia a dia, aproveitar cada minuto como se fosse o último. E, para João Octávio Germano, de apenas 17 anos, também significa empreender. Proprietário da Barbearia Germano, ele conta que nunca se imaginou no ramo, mas um “acaso do destino” fez com que a sua vida mudasse drasticamente.

“Eu jogava futebol profissional e voltei há pouco tempo para Lençóis Paulista. Certo dia, estava no Centro com a minha mãe quando conheci o curso de cabeleireiro da EFAC – Formação Profissional da Beleza. Brinquei com a minha mãe ‘se você pagar para mim, eu faço o curso’”. A mãe de Germano também levou na esportiva o bate papo. “Entramos na escola para conhecer um pouco do trabalho e saí de lá matriculado”, lembra.



Aos poucos o Jovem Empreendedor começou a tomar gosto pelo ramo de cabelo e barba. “Confesso que nunca me imaginei trabalhando com isso”. Após terminar o curso, Germano começou a procurar um local para dar início à sua vida empreendedora. “Eu sempre achei esse ponto ideal (onde a Barbearia Germano está estabelecida hoje), mas até então havia uma pessoa que utilizava o espaço. Até que, no dia 2 de fevereiro desse ano, vi a placa de aluga-se”. No dia 26 de janeiro, Germano inaugurava a sua barbearia.

Como acontece com todos os “marinheiros de primeira viagem”, Germano vem colhendo aos poucos os frutos que plantou. “Por enquanto, atendo mais amigos e familiares. No entanto, aos poucos o público em geral vem conhecendo os meus serviços”. A sensação de que o trabalho vem sendo reconhecido é gratificante para o jovem. “Isso me incentiva a trabalhar cada vez mais”.

Para o futuro, Germano sonha em expandir os negócios. “Quero abrir uma barbearia maior e dar oportunidade a outras pessoas que queiram trabalhar comigo para, quem sabe, chegar a um patamar bastante alto”. Para que esse sonho de torne realidade, o Jovem Empreendedor acompanha as tendências na internet, participa de cursos e networkings.

A Barbearia Germano oferece cortes de barba, cabelo e bigode, com um grande diferencial: o atendimento. “Eu gosto de conversar e olhar no olho, até porque o cliente não quer vir para cá e ouvir problemas. Ele quer o cabelo cortado, mas também quer se desligar do mundo”. Está localizada na Rua Onofre Lopes Toledo, nº 610 (esquina da ponte do Príncipe). Agendamentos podem ser feitos pelo Facebook ou pelo telefone 99624-3091.