Comad: parceria e coordenação no combate as drogas

SITE

“Procuramos desenvolver um trabalho diferente, focado naquilo que o município estava precisando”, assegurou presidente

 

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) promoveu uma reunião no mês de dezembro último, onde foi apresentada a prestação de contas realizadas pelo Conselho durante o ano de 2023. O evento aconteceu no Plenário da Câmara com a presença dos membros do Comad, servidores públicos, conselheiros tutelares, secretários municipais e representantes da sociedade civil.

O Comad de Lençóis Paulista tem por finalidade a prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas, dedicando-se ao desenvolvimento pleno de ações relacionadas à redução da demanda de uso e abuso de substâncias psicoativas, cumprindo-lhe integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas visando a redução da demanda de uso de drogas.

Seu presidente, Ricardo Pasqualini Neto, conduziu a reunião na companhia do secretário de Educação, Railson Rodrigues, da coordenadora pedagógica Sabrina Amoedo dos Santos, do secretário de Assistência Social, Ney Góes e do vereador Papa Gois na composição da mesa de honra.

Também marcaram presença o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, o secretário de Cultura, Marcelo Maganha, o secretário de Suprimentos, Luiz Fernando de Campos, a secretária de Administração, Taísa Toledo Placca, do secretário de Motomecanização, Chico Naves, do presidente da Acilpa, Toni Anderson Diegoli, e do comandante da CGM, Tenente Marcelo Azevedo.

O presidente do Comad, Ricardo Pasqualini, fez um apanhado das ações e projetos desenvolvidos em 2023. “Procuramos desenvolver um trabalho diferente, focado naquilo que o município estava precisando. Foram muitos projetos e estivemos presentes, ainda que de forma institucional, em diversos eventos. Mas hoje vamos falar principalmente sobre este projeto multissetorial, com parceria do Poder Público, envolvendo diversas secretarias, com os alunos da rede pública”.

Um dos resultados práticos do projeto foi a confecção de cartazes pelos alunos da rede pública, que decoraram o plenário no dia da reunião.

O secretário de Educação, comentou sobre a importância do trabalho conjunto entre os vários setores como forma de alcançar melhores resultados junto a crianças e adolescentes. “Nós vimos as crianças e adolescentes retornarem para as aulas presenciais após um período conturbado, inédito e, como eu sempre disse, quem estava bem não tinha entendido o que aconteceu. Em nossas escolas, tivemos contato com muitas pessoas que não sabiam lidar muito bem com o que estava acontecendo, e estamos falando de alunos, familiares e até mesmo os profissionais. Nós vimos a necessidade de apoiar todo mundo com psicólogos, que são profissionais preparados para lidar com essas questões. Este é um trabalho da Secretaria de Educação como um todo, que eu considero excepcional. Esse trabalho tem que ser feito coletivamente. Precisamos uns dos outros. E hoje estamos aqui para falar a respeito de drogas lícitas e ilícitas, que são também a maior fonte de risco para o nosso futuro, que são as nossas crianças e adolescentes”, avaliou o secretário.

O vereador Papa Gois avaliou a importância do trabalho do conselho. “Em Lençóis Paulista, o Comad vem realizando um trabalho muito importante com os parceiros, que está focado na prevenção. Por isso eu parabenizo os profissionais envolvidos, especialmente os psicólogos dentro das escolas. Se a gente quer manter as nossas crianças longe do consumo de bebidas e de drogas, a presença dos psicólogos nas escolas é fundamental nesse sentido. Acredito que Lençóis Paulista conseguirá fazer a diferença para essa nova geração que está vindo”.

A composição do Conselho é formada por representantes do poder público e da sociedade civil que não medem esforços para buscar oportunidades e sinergias para estimular ações de sensibilização e conscientização a fim de prevenir o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas em nosso município, focando nas famílias, crianças e adolescentes.