Comida de verdade?

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A obesidade aumentou muito nas últimas décadas. Atinge cerca de 20% da população brasileira. E por pura coincidência (só que não) esse número cresceu ao mesmo tempo em que comidas processadas se tornaram parte da alimentação das pessoas. Esses alimentos “super gostosos” são cheios de calorias, pobres em nutrientes e trazem riscos à saúde. Comida de verdade é muito mais saudável e, de bônus, te ajuda a emagrecer.

O que é? É baseada em ingredientes in natura e minimamente processados. Aquela comida caseira que preparamos utilizando ingredientes naturais, nutritivos e sem substâncias químicas. Você usa apenas alimentos que vêm da natureza, provenientes de plantas ou animais. São alimentos de um só ingrediente!

Mas como eu sei se são alimentos de verdade ou não? Procure por alimentos que foram apenas empacotados, refrigerados, moídos, fermentados, pasteurizados, sem aditivos químicos.



Por que é importante? Ao incluirmos em nossa rotina, conquistaremos um estilo de vida muito mais saudável e equilibrado. Além disso, a mudança vai nos proporcionar mais energia, disposição e qualidade de vida.

Benefícios:

– Ajuda a comer mais devagar. É essencial para o cérebro processar a ingestão de alimento e reconhecer a satisfação. Apresenta texturas mais firmes e fibrosas, que precisam ser mastigadas de forma mais lenta; assim, diminui seu apetite e lhe deixa saciado com uma quantidade menor de alimentos.

– São nutritivas. Alimentos de origem vegetal e animal inteiros e não processados oferecem nutrientes importantes para o nosso organismo, como vitaminas e mineiras. Também aumentam a concentração e melhoram a memória, permitindo perda de peso saudável e definitiva, pois seu consumo oferece mais saciedade.

– Reduza vontade de doces. Amoras e morangos podem ser substitutas dos doces, ajudando a satisfazer quando começa a reduzir a ingestão de açúcar. Ajudam as papilas gustativas a se adaptarem aos novos sabores; assim, sua vontade por açúcar diminui ao longo do tempo.

– Rica em proteínas. Proteína é o nutriente mais importante para a perda de gordura. Aumenta o metabolismo, reduz a fome e afeta a produção de hormônios que ajudam a regular o peso. As fontes de proteína vindas de comida de verdade possuem mais proteínas e menos calorias. Incluem a maior parte dos cortes de carne, peixes, aves, ovos. Mudar hábitos alimentares pode parecer difícil, mas, na verdade, apresenta uma variedade de alimentos que, juntos, formam uma combinação perfeita e saudável.

Viviane Gomes Pinheiro Covre
Nutricionista clínica

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