Construindo o futuro

Eng.Archi




Conheça a história de vida profissional de Cleonice Paccola, engenheira que conduz com maestria os trabalhos da Eng.Archi

Angelo Franchini Neto

O brilho nos olhos de Cleonice Paccola Canova mostra a sua aptidão para a construção civil e o seu amor pela Eng.Archi, empresa que conduz há 30 anos. A inspiração de Cleonice foi o pai, que trabalhou muitos anos com construção civil. “Ele fazia casas para vender e mexia com material de construção”. Fez o Ensino Médio integrado com o curso técnico em Edificações e, em seguida, cursou Engenharia Civil. “Durante a faculdade, fui estagiária e participei de todo o processo de construção do Jardim Primavera. Foi uma experiência sem igual, tanto profissional quanto pessoal”.

Antes mesmo de se especializar em Estruturas de Concreto, a Empresária do Mês já havia montado o escritório Eng.Archi, no mesmo local onde está situado hoje. Mais madura, Cleonice olha para trás e vê que tudo valeu muito à pena. “Eu não via muito o financeiro, sempre quis focar na experiência profissional que aquele trabalho iria proporcionar. Atualmente, para os jovens, não vale tanto a experiência. Eles saem com uma bagagem técnica muito boa da faculdade, mas olham somente para o lado financeiro e falta vivência”, pondera.



O dia a dia da empresária, basicamente, se divide em dois: na parte da manhã, ela vai a campo visitar obras e tirar dúvidas de pedreiros. Já à tarde, dedica seu tempo aos projetos. “Eu administro o escritório como um todo e conto com a ajuda da Isabela (arquiteta e braço direito de Cleonice) e da Isadora (estagiária em Engenharia Civil)”. Mesmos nos momentos de folga, Cleonice confessa que é um pouco difícil deixar o trabalho de lado, mas faz questão de se dedicar ao que mais ama fazer: o trabalho voluntário. “Também gosto muito de cozinhar, é um dos meus hobbies favoritos”.

Para o futuro, a ideia é continuar atenta ao mercado. “Hoje, vemos projetos minuciosos e personalizados. É incrível como um projeto sai do escritório. Fora daqui temos que estudar, acessar à internet, ler livros e pesquisar. Só assim conseguimos boas referências”. A Eng.Archi oferece projetos, administração de obras, acompanhamento de material de acabamento e orçamento.