Cuide do cabelo no outono

Cabelo




Estação dita a própria moda; saiba como manter os fios em dia e saudáveis

Priscila Pegatin

Uma das estações mais charmosas do ano, o outono, chegou causando nas passarelas e também nos salões. O queridinho da temporada é o cabelo mais curto de técnica clássica. “É aquele bem cortado, checado e medido, deixando um pouco de lado os cabelos desestruturados e valorizando a precisão”, explica Shirley Prandini, cabeleireira e proprietária do salão que leva seu nome, Shirley Cabelo & Beleza.

Já quem não gosta das madeixas curtas, calma, dá para manter o comprimento desejado, mas com algumas ressalvas. “Precisa fazer um corte a cada dois ou três meses para ter as pontas alinhadas e com aparência saudável”, aconselha Shirley.


No tom da moda

Acompanhando os fios curtos estão os tons de marrom, especialmente no cabelo estilo morena iluminada. “São mechas embutidas posicionadas de uma forma diferente, dando iluminação para confundir quem olha, sem saber a definição da cor exata”, explica a cabeleireira.

Mas antes de mudar radicalmente a cor do fio, converse com um profissional. “Quando escolhemos o tom do cabelo temos que levar em conta vários fatores, como se valoriza o formato do rosto, o tom da pele e a personalidade de cada um”, diz Shirley. “O objetivo é deixar o look mais moderno e charmoso”, pontua.

Sempre em alta

Só que nem toda moda vem e vai com a mudança de estação, algumas parecem que vieram para ficar em definitivo, como a escova progressiva e as luzes. “As mulheres que gostam de cabelo liso aderiram à escova progressiva desde que ela surgiu. Dá um resultado excelente de hidratação e alisamento”, diz Shirley, que alerta. “Ao contrário de muitos comentários, a escova progressiva é um tratamento para o cabelo, desde que seja feita com produto de qualidade e regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”. Por ser um tratamento temporário, o ideal é agendar um novo procedimento a cada dois a três meses.

Já as luzes, tem gente que não vive sem. Ideal para quem busca iluminar as madeixas ou mudar o visual no outono, os tons de bege, dourado ou acobreado são os preferidos. “Como o processo de descoloração leva a perda da parte hídrica dos fios, além das luzes é importante fazer a reconstrução e hidratação capilar semanal”, diz a cabeleireira. O resultado é um ar mais jovem e moderno, e cabelos bonitos e saudáveis para arrasar na estação.