De mirim a empresário

empresário




Álvaro trilhou um caminho longo até se tornar empresário no ramo de extintores; conheça um pouco dessa história de sucesso

Angelo Franchini Neto

Ao todo foram 17 anos em uma concessionária da cidade, onde Álvaro Ruiz Sanches Neto começou como mirim. O ramo de oficina e autopeças deu a ele experiência para lidar com fornecedores e clientes, diferencial que levou (e ainda leva) para a vida. “Certo dia, o senhor Milton, que era meu cliente nessa concessionária, me fez uma proposta de emprego. Eu aceitei e, em abril de 2011, comecei a trabalhar na Extintores Asterix”. A empresa, aliás, completa 40 anos de sucesso neste mês. Motivo de sobra para comemorar.

Poucos meses após ser contratado, Álvaro teve a oportunidade de assumir a loja. “Como eu já vinha de um trabalho longo na concessionária e conhecia todos os processos dentro de uma empresa, não senti tanta dificuldade na transição de empregado para empregador. Precisei apenas conhecer melhor o produto com o qual eu trabalhava”. Hoje, mais maduro, o Empresário do Mês olha para trás e vê que tudo valeu a pena. “Todos nós, empresários, tomamos vários tombos. E é nas falhas que aprendemos a nos levantar e recomeçar”.



Além da comercialização de vários produtos relacionados ao combate a incêndios, a Extintores Asterix também oferece uma espécie de consultoria. “Os nossos clientes não precisam se preocupar com a validade dos extintores, pois temos em nosso sistema um controle preciso. Quando o produto está próximo de vencer, entramos em contato e já providenciamos a troca”.

Vale lembrar que os extintores de incêndio são itens obrigatórios nas empresas. Sem eles, o Corpo de Bombeiros não libera o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que atesta as condições de segurança contra incêndio.

O mercado de extintores

Álvaro revela que o mercado de extintores sofre oscilações estimuladas pela mídia. O caso da boate Kiss, em Santa Maria (RS), é um grande exemplo. O incêndio, que matou 242 pessoas e feriu outras 680, levantou o debate sobre a necessidade de uma melhor fiscalização. “Houve uma procura muito grande por extintores”.

A vinda da Bracell para Lençóis Paulista e a instalação de outras empresas na cidade é outro fator que pode aquecer o mercado local, segundo Álvaro. “A Bracell é uma empresa que zela demais pela segurança de seus trabalhadores”.

Serviço

A Extintores Asterix oferece equipamentos de combate a incêndios e uma linha completa de extintores de vários tipos e tamanhos. Está localizada na Avenida Padre Salustio Rodrigues Machado, nº 1.269. Telefone: 3263-2144.