De pai para filho

Oficina




Com apenas 11 anos, Leandro já sujava as mãos de graxa e ajudava o pai na oficina; hoje, ele colhe os frutos com a Fred Auto

Angelo Franchini Neto

Tudo começou quando Leandro José Manfio tinha apenas 11 anos. Na época, ele ajudava o pai, Frederico, na oficina da família. “Minha mãe não queria que eu seguisse a carreira do meu pai, pois achava o serviço muito sujo e pesado”, conta. Em 1993, após conhecer o estande do Senai na festa do peão de Macatuba, Leandro decidiu se inscrever no curso de Mecânica de Autos. “Eu gostava. Estava no sangue, no cheiro da graxa”.

Leandro cursou técnico entre 1994 e 1995. Nessa época, com apenas 15 anos, o empresário trabalhava de manhã, ia ao Senai a tarde e estudava no período da noite. “Quando terminei o Senai, meu pai realizou uma reforma na oficina para que pudéssemos mexer somente com automóveis”. A partir daquele momento, a oficina começou a crescer e Leandro viu a necessidade de contratar alguns colaboradores. “Antigamente era somente eu e meu pai. Em 1997 eu contratei um ajudante e comecei a trabalhar o período todo na empresa”.



Em 2000, Leandro abriu uma firma de comércio varejista, venda de peças e serviços. “Eu sempre fiz questão de contratar alunos do Senai para trabalhar conosco, pois, dessa forma, formamos profissionais para o mercado de trabalho”. Até 2008, o Empresário do Mês fazia toda a parte administrativa da Fred Auto. Hoje ele conta com uma equipe que o auxilia nessas questões mais burocráticas. “Faço questão de estar em todos os setores da empresa”.

Leandro ressalta a importância de se manter atualizado, afinal, o ramo de oficinas exige muito do profissional. “Eu aprendo coisas novas todos os dias. Existem alguns defeitos que eu nunca vi na vida, mas preciso estar preparado para eles”. Além dos cursos realizados todos os anos, o Empresário do Mês conta com uma “enciclopédia viva” dentro da própria Fred Auto. “Meu pai me ensinou muita coisa e, ainda hoje, aprendo muito, pois ele está na empresa diariamente”.

Casado com Andreia e pai de Ana Beatriz e Heloisa, o Empresário do Mês não mede esforços para estar sempre ao lado da família. “Eu atendo os clientes em horários fora do expediente. Isso é do ofício, mas é claro que dá para conciliar a família e o trabalho. Vira e mexe as minhas filhas vem para cá (Fred Auto). A mais velha, inclusive, gosta de mexer em algumas coisas, fazer robôs, enfim. Quem sabe ela não vira uma engenheira?”, finaliza.

A Fred Auto está em Macatuba e oferece manutenção mecânica de freio, suspensão, motor, injeção eletrônica, carburador.