Decore com instrumentos musicais

instrumentos




Além de trazer a alegria da música, eles levantam o astral do ambiente

Da Redação

É fácil se deixar encantar pela beleza dos instrumentos musicais. Não bastasse alegrarem a casa com lindos sons, eles também se saem muito bem no papel decorativo, como peças de arte a serem contempladas. Mas como utilizá-los como ornamento de ambientes da melhor maneira possível?
Confira seis dicas para se inspirar!

1. Observe o estado de conservação

Ao pensar em decoração com instrumentos musicais, leve em consideração, a princípio, a conservação deles. Ou seja, observe se o estado físico do instrumento segue o estilo proposto no ambiente. Apesar de não ser regra, em decorações com tom mais sóbrio, elegante ou refinado, recomenda-se o uso de instrumentos que estejam novos e com bom acabamento. Peças com idade avançada podem se tornar excelentes em ambientes em tom vintage ou rústico.


2. Considere o tipo e o tamanho do instrumento

O volume do item conta mais que o espaço disponível na casa. Pianos, teclados e baterias precisam de local de circulação ao redor deles e devem ser posicionados de forma que não pareçam encostados. A dica é não exagerar na decoração no entorno, deixando ao menos 70 cm de circulação livre ao redor dos instrumentos.

Itens médios, como saxofones e baixos podem ficar em suportes na parede ou no chão.
Instrumentos menores, como gaitas e flautas, podem ficar em espaços confinados, como bancada com gaveta e tampo de vidro ou armário com prateleiras.

3. O valor do instrumento

Peças raras ou caras, que precisem de algum tipo de proteção contra poeira e umidade devem ser colocadas em caixas de vidro iluminadas junto à parede.

4. Aproveite a quantidade

Quem coleciona instrumentos pode agrupá-los por tipo ou posicioná-los todos juntos, lado a lado em uma parede ou em algum móvel de apoio ou em tripé sobre o chão.

5. Renove!

Instrumentos antigos e em mau estado de conservação podem ser reformados em locais especializados, onde pintura e acabamentos são refeitos. Mesmo não sendo possível usar para produzir música ele poderá alegrar a decoração do ambiente.

6. Cases de proteção

Os cases protetores dos instrumentos podem ajudar a decorar. Há os de aspecto mais rústico, com adesivos e conceito vintage que ajudam bastante. O mesmo vale para teclados e amplificadores, que têm cases no formato de caixas. Elas podem servir como peça decorativa com aspecto de baú.