Delícias caseiras

Salgados




Maria Guedes vende salgados há 40 anos; são mais de 20 tipos para escolha do cliente

Priscila Pegatin

Em festas, confraternizações ou reuniões em casa com familiares e amigos, os salgados são ótimas opções para agradar o paladar dos convidados. Quem entende muito bem do assunto é Maria Guedes. Há 40 anos ela trabalha na área alimentícia com os Salgados Maria Guedes.

Da produção caseira e venda de porta em porta de coxinha, bolinha de queijo e salgado de salsicha, ela se profissionalizou e passou a produzir mais de 20 tipos de salgados, entre outras delícias.



“No começo não tinha equipamento. Cem salgados era um caminhão (risos). Hoje, faço cinco mil tranquila”, conta.

No cardápio, a coxinha ainda é o carro chefe, seguida pela bolinha de queijo, pelo croquete (presunto e queijo) e pelo quibe. Entes os assados, os mais pedidos são os lanchinhos de frango e a esfirra de carne.

Mas, apesar das receitas tradicionais, Maria Guedes tem a preocupação de inovar e oferece até salgados com massa integral. Isso graças a contribuição da filha, Anna Moreira, que auxilia a mãe pesquisando novas receitas e formatos. Além dela, na equipe de Maria Guedes estão os filhos Izabel Moreira e Antonio Moreira, o marido Valentin Moreira e as colaboradoras Jane e Neusa.

MARIA GUEDES (4)

Sobre o segredo para estar há quatro décadas no mercado, Maria Guedes conta. “Todos os ingredientes são de qualidade e não gosto de trabalhar com salgados congelados, só quando a festa é muito grande que faço um pouco antes”, diz.

Os anos de prática a levaram até a guardar na memória todos os ingredientes. “Não tenho receita de nada. Faço tudo a olho. Se eu seguir receita não dá certo”, brinca.

Mas o verdadeiro segredo dos salgados é a filha quem revela. “O ingrediente especial dela é o amor”, diz.

Maria Guedes trabalha com encomenda por telefone e até mesmo com os pedidos no portão da própria casa. Os salgados são vendidos em diversos tamanhos podendo ser assados, fritos ou para fritar.

O Salgados Maria Guedes também atende clientes maiores, como postos e mercados da cidade, entre eles o Posto Trevão, Dona Mercedes, Azulão, Pirelli e Supermercado Tupinambás.