DNA empreendedor

elétricos




Marcus herdou do pai o tino para os negócios, mas empresário faz questão de se aperfeiçoar a cada dia

Priscila Pegatin

Depois da aula era na loja do pai que Marcus Vinicius Dutra passava a maior parte do tempo. A Santa Clara Materiais Elétricos ficava ao lado da casa da família.

A proximidade mantinha os laços entre eles e também despertava o interesse de Marcus pela loja. “Com 15, 16 anos eu já ajudava na parte administrativa, prestava atenção na tomada de decisões do meu pai, Cláudio Carrilho Dutra, e o acompanhava nas negociações”, relembra.

O tempo passou e a influência – está muito boa – só aumentou. “Meu pai é engenheiro eletricista e também acabei cursando a mesma faculdade”, diz Marcus.



Na profissão que escolheu ele decidiu continuar ali mesmo, na loja da família, e dividir o comando da empresa com o pai e o irmão mais novo, Júlio.

Ao longo dos anos Marcus acabou se dedicando mais à área administrativa, uma de suas paixões. “Me realizo nessa parte. Cuido da organização dos funcionários, do operacional da loja, do fluxo de vendas e do atendimento aos clientes”, diz.

Sobre a relação com o pai, ele explica que a diferença de idade acaba trazendo benefícios à empresa. “A maneira como se administrava há 20 anos é diferente de hoje, muitos conceitos mudaram”, explica. Divergências? Sim, elas existem, mas são contornadas com um bom diálogo. “Acho que dois pensam melhor que um. A gente se junta, conversa e descobre qual o melhor caminho, aprendo muito”, pontua o filho que se tornou empresário.

Há oito anos na administração da Santa Clara Materiais Elétricos, Marcus diz que aprendeu que para ter resultado é preciso seguir assim, trabalhando em equipe. “Nem eu, nem meu pai temos mérito de nada sozinhos. Somos uma equipe com mais de 20 colaboradores”. E sim, desafios, são enfrentados todos os dias. “O maior é criar uma empresa com crescimento sustentável. Mas sempre caminhamos para isso. Queremos aumentar o volume de vendas, ter canais diferentes para vender”, finaliza o empresário de olho no futuro.