Expertise da escola proporciona formação moldada às necessidades das empresas por competências pessoais
Formar profissionais para atender um mercado de trabalho cada vez mais exigente se tornou a especialidade da Efocco Escola Técnica, que molda o profissional para que se encaixe exatamente na necessidade que a vaga exige, tanto na qualificação formal, quanto nas competências pessoais.
A escola Efocco hoje se tornou referência para as principais empresas de Lençóis Paulista e região, que dispõem de vagas para serem preenchidas por profissionais qualificados em seus setores de atuação, e nas diversas competências que hoje diferenciam este profissional, como comunicação eficiente, engajamento, proatividade, liderança, comprometimento, postura, negociação e tantas outras.
Até bem pouco tempo, sistemas como do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) encontravam dificuldades para preencher as vagas existentes pela carência da qualificação formal do trabalhador. Com o tempo, segundo explica Bruno Nogueira Baleche, sócio-fundador e diretor administrativo da Efocco, percebeu-se que as empresas necessitavam de um trabalhador ainda mais capacitado e preparado para lidar com as diversas situações. “Nossa experiência mostra que existe uma frequência de cerca de 200 vagas para serem cobertas no PAT e existe mão de obra, mas não com as qualificações que o mercado exige. Viemos desenhando isso com as empresas que têm essa necessidade. Estão contratando desde vendedores, frentistas, gerentes e diretores, mas a gente percebe que querem além da técnica. A principal formação está sendo a competência, que inclui a forma de se comunicar, o engajamento com o negócio, pró-atividade, mas tudo isso com a mão na massa”, explicou.
Ao identificar essas necessidades, a Efocco se colocou como a ponte entre as empresas e o profissional. “Entramos no meio do caminho, desenvolvendo a parte pedagógica, com métodos diferenciados, trazendo essas competências e atrelando a necessidade da empresa e a condição que o trabalhador precisa para pleitear a vaga”, explicou.
Para isso, a Efocco conta com uma equipe pedagógica que se preparou ao longo do tempo para oferecer esta capacitação diferenciada. “A proposta é ir além, porque estamos percebendo isso já faz bastante tempo. Temos o privilégio de grandes empresas nos procurando e entregarmos um profissional preparado, em todos os aspectos, para o mercado de trabalho”, afirmou Telma Romão , diretora acadêmica da instituição de ensino.
Segundo Telma, mesmo o curso técnico contando com um calendário mais curto, é possível alcançar esse grau de preparação. “Nosso colégio técnico hoje tem essa condição”, afirmou. A possibilidade do ensino híbrido, entre o EAD e o presencial tem facilitado essa possibilidade. “Nos permite mostrar aos alunos aspectos que apenas o presencial não permitia e nosso corpo docente está muito preparado”, garantiu Bruno.
Como resultado, a escola técnica Efocco mantém um alto nível de empregabilidade dos alunos que passam pelos seus cursos, segundo Telma. “80% ou mais dos nossos alunos saem da escola já empregados, chegando a 90% e 100% dependendo dos cursos”,garantiu.
A Efocco oferece os cursos técnicos de Enfermagem do Trabalho, Química, Celulose e Segurança do Trabalho, Formação de Bombeiro Civil e outras capacitações. “Ficamos muito realizados ao registrar, por exemplo, que neste último ano 100% dos nossos alunos de Enfermagem foram empregados, sendo que de 20% a 30% dos alunos já conseguem estágios ainda no primeiro ano. A última turma formada do curso de Segurança do Trabalho teve 100% de contratação, então temos muito o que comemorar”, concluiu o diretor.
Serviço: Rua João Carneiro Geraldes, 600, Jardim Ubirama
(14) 3264 3000