Empreender sempre

gourmet




Há 20 anos Rodrigo é empreendedor e há três mudou de ramo; hoje ele comemora as conquistas

Priscila Pegatin

Ser empreendedor no Brasil não é tarefa fácil, são questões jurídicas, contáveis, comerciais e financeiras que fazem muitos desistirem. Muitos, mas não Rodrigo Henrique Fonseca.

O Empresário do Mês começou a vida profissional em 1998, na área de comunicação visual. O trabalho era direcionado para divulgar empresas e os serviços que elas ofereciam, com o objetivo de que conquistassem mais clientes. Apesar dos anos e da experiência no segmento, Rodrigo começou a se sentir inquieto na carreira que vinha trilhando e decidiu tentar investir em outro ramo. Até como uma forma de complementar a renda. Mas fazer o que?

Foi então que ele teve a ideia de empreender na área alimentícia. Com a ajuda do irmão, Leandro Fonseca, Rodrigo começou a testar receitas de lanches e temperos. Nascia assim a Big Burg Gourmet. Com seis opções de sabores e a produção totalmente caseira, ele trabalhava apenas com delivery. Até que em poucos dias a proporção de pedidos e pessoas interessadas em conhecer a Big Burg Gourmet cresceu surpreendentemente. “Em 15 dias as pessoas queriam vir retirar o pedido, comer no local e a gente não tinha onde receber”, relembra.



Era hora de Rodrigo escolher onde realmente investir e ele decidiu usar os conhecimentos adquiridos na propaganda apenas no seu próprio negócio.

Dias depois, conversando com a irmã, Sônia Fonseca Soares, eles tiveram a ideia de criar a hamburgueria, mas em um formato diferente. “Trabalhamos com um produto gourmet em um trailer de casinha”, conta.

A ideia tem dado tão certo que a Big Burg Gourmet completa neste mês três anos e conta com unidades, cada uma com sua particularidade: Lençóis Paulista e Macatuba (food trailer espaço aberto) e Barra Bonita (espaço fechado) – esta inaugurada em maio deste ano. No cardápio, daqueles seis hambúrgueres iniciais, hoje são 14 combinações.

O Empresário do Mês confessa que cada passo é um novo desafio. Antes sozinho, agora ele tem a companhia nos negócios da irmã e do cunhado, Magno Soares, além dos colaboradores. Mas nada impede Rodrigo de trabalhar na expansão do seu próprio negócio. “Queremos incluir novos hambúrgueres no cardápio e tenho o projeto de construir uma hamburgueria no endereço onde tenho o trailer, para melhor receber os clientes. Quem sabe até o próximo aniversário esteja tudo pronto”, finaliza.