Entre Atos & Cenas

Atos & Cenas




Cia teatral comemora 30 anos e relembra trajetória escrita na arte

Priscila Pegatin

Há três décadas a cia teatral Atos & Cenas dá sua contribuição para o cenário cultural de Lençóis Paulista e região. A iniciativa começou em 1989, em um ambiente quase ausente de arte. Desde então a Atos & Cenas vem desbravando e fazendo história na cultura local.

Os atuais protagonistas da companhia são Nilceu Bernardo, ator, diretor, produtor e agente cultural desde a fundação, Leda Fernandes, atriz e integrante há 28 anos, e Marina Ronque, atriz e integrante há 28 anos. Completam o elenco atores convidados do município e da região. “Mais de 50 pessoas já passaram pela Atos & Cenas, entre projeto e peças”, ressalta Nilceu.



Uma estrutura sólida

Nesses 30 anos a companhia trilhou seu caminho e guarda recordações, histórias, horas afim de estudos e ensaios e o mais importante: o reconhecimento e prestígio de profissionais da área e do público em geral. “É uma conquista imensa. Quando não tínhamos teatro, fazíamos de tudo para que as pessoas valorizassem e conhecessem o que era teatro”, pontua Nilceu.

Essa atuação do grupo se fez presente em Lençóis Paulista em peças, na criação da Semana do Teatro na Casa da Cultura – projeto mantido por 20 anos –, na visita a todas as escolas
do município e em participações de projetos privados, como o Congresso Juvenil e a primeira semana da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) promovida recentemente pela Bracell.

No âmbito nacional, a Atos & Cenas também tem seu nome lembrado. “Lutamos muito para conseguir atuar. Fizemos projetos do SESC, Secretaria de Educação de São Paulo, Circuito Cultural e Virada Cultural. Representamos o estado de São Paulo em Alta Floresta (MT) com a peça ‘Quero a Lua’. Participamos do Festival de Teatro de Curitiba (PR) e tivemos convites internacionais”, lista Nilceu.

Teatro para todos

Seguindo a proposta feita lá no início da companhia, mas agora com o objetivo de atingir um público cada vez maior de pessoas, desde o final de 2017, a Cia Atos & Cenas tem uma sede própria. “O espaço tem uma biblioteca de teatro, espaço para oficinas e um acervo de figurino”, apresenta Nilceu. “A nossa contribuição para a comunidade sempre foi muito direta com oficinas e eventos”, completa Leda.

Para o futuro o grupo de atores sabe muito bem o que deseja.

“Continuar o trabalho de formiguinha com uma contribuição muito grande para a cultura”,
finaliza Marina.