Especial Outubro Rosa: “A Rede do Câncer está aqui para quem dela precisar”

SITE

Mensagem de Alberto Trecenti, um dos grandes apoiadores da entidade, é lema de trabalho da Rede

 

Faça a sua parte! Este é um lema que todas as mulheres devem adotar em relação ao câncer de mama, mas não apenas no Outubro Rosa, data celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Também deveria ser um lema dos governos de todos os níveis para oferecerem maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e assim contribuir para a redução da mortalidade. Quem, com certeza, tem feito a sua parte, há 25 anos, é a Rede do Câncer de Lençóis Paulista, que oferece não apenas produtos e serviços a pessoas com detecção da doença, mas um aconchego que pode vir em forma de conversa, encaminhamento ou, talvez tão importante quanto, a informação sobre os direitos dos pacientes.

Aberto a todos que a procuram, o serviço é pautado no acolhimento, seja para pacientes que precisam de ajuda no acesso a alimentação de qualidade e outros materiais, quanto a quem precisa apenas de uma boa conversa para enfrentar o problema que pode ser seu ou de um familiar ou amigo. Ou ainda quem precisa de informação, por exemplo, sobre a obrigatoriedade do estado em oferecer fraldas descartáveis adultas a todo os doentes que necessitam.

Atuando na Rede há 17 anos, Ângela Fermino hoje é coordenadora dos serviços e comemora a resolutividade de cerca de 80% oferecida pelo Sistema Único de Saúde para uma doença tão grave. Mas, sua experiência na área comprova que o paciente de câncer não precisa apenas de atendimento físico, mas também apoio psicológico e emocional. “Às vezes, a pessoa fica tão impactada pela notícia que tenta poupar a família e passa a sofrer sozinha. Temos tentado muito mudar isso, mas a pessoa precisa estar aberta”, diz.

Este trabalho é feito por meio da desmistificação de que a Rede do Câncer apenas oferece benefícios para pacientes carentes. Ela garante que a recepção está aberta a todos, de acordo com sua necessidade, seja material ou psicológica. “Nós temos informações que conseguimos passar para as pessoas que ajudam a impactar menos o momento do diagnóstico, independente de classe social. Estamos aqui para dar apoio a todos”, garante.

Depois de uma longa história de trabalho e dedicação, a Rede do Câncer de Lençóis não possui demanda reprimida e conta com uma estrutura que garante, por exemplo, atendimento individualizado, como da nutricionista contratada, que faz o estudo para garantir suplementação específica para cada paciente. Mas, a entidade também conta com profissionais como psicólogo, médicos voluntários e outros.

Uma vez por mês a entidade também promove os encontros “Cuidando de quem cuida”, espaço de orientação e apoio oferecido por profissionais voluntários de várias áreas a todos que são responsáveis por pacientes, não apenas com câncer, mas também outras doenças ou acamados.

E neste dia 14, no Rotary Clube acontece o grande desfile promovido pela rede com apoio de parceiros e apoiadores.

 

Serviço: R. Carlos Trecenti, 300 – Jardim Santa Cecília

(14) 3436-1447