Estilo clássico

sofás




Sofás imponentes e elegantes dão um toque de requinte para salas; Deise, da Tapeçaria Real dá dicas sobre a peça

Priscila Pegatin

Assim como no mundo do vestuário, na decoração, algumas modas vêm e vão. E em alta, agora, estão os sofás clássicos. A peça é imponente e elegante, e garante um toque sofisticado ao ambiente. “Os estilos mais consagrados são o inglês e o francês”, explica Deise Garcia, da Tapeçaria Real. A seguir, confira como usar a peça na sua casa, comércio ou clínica.

Detalhes da peça

De características peculiares, o sofá clássico costuma ser fabricado com base de madeira, mantendo os pés na tonalidade natural. As linhas de costura têm a função decorativa e são traçadas pensando na elegância. “É uma riqueza de detalhes e cuidados desde o trabalho com a madeira à costura, texturas e botões”, pontua Deise.

Feito sob medida

Como as peças são mais clássicas, cada móvel geralmente é feito sob encomenda. “Os mais pedidos são os sofás de três lugares”, diz Deise. Mas as peças podem ser produzidas ainda para um ou dois assentos.



A vantagem da fabricação sob medida é que o móvel atende à necessidade de espaço do cliente, criando uma harmonia com o restante do planejamento do cômodo. “Fazemos na cor, tamanho e detalhes escolhidos”, ressalta.

Por falar em cor, o modelo cai bem no vinho, marrom, vermelho, verde e azul. “São tons mais escuros, que já marcam o estilo clássico e valorizam a decoração”. Se o cliente preferir pode ainda recriar a peça com texturas no mesmo tom. Sobre o tecido, Deise indica o couro, o veludo, o cetim ou a seda.

O toque final, para aqueles que preferirem, fica com almofadas também clássicas. “Deixam o sofá mais aconchegante”, dá a dica.

Monte o ambiente ideal

O sofá é uma peça que pode ser usada na sala de estar, na sala de televisão ou até mesmo no quarto. Para o estilo clássico, o ideal é reservar o espaço da sala de estar. Se for o estilo do proprietário da casa, é possível ainda brincar com peças clássicas e outras mais modernas.

O sofá clássico também garante a elegância em comércio e clínicas.


A higienização do sofá

A limpeza e a manutenção correta dos sofás são importantes para prolongar a vida útil da peça e garantir a saúde de quem a usa.

Deise Garcia explica que os sofás feitos em couro e pano úmido devem receber um hidratante apropriado para couro.

Móveis revestidos de tecido precisam ser aspirados. Para complementar a limpeza, passe sabão neutro e pano úmido.

A frequência da limpeza varia conforme o uso da peça, mas em geral, deve ser feita pelo menos uma vez na semana.