Estilo de vida e bem-estar

Dr Fabio





O século 21 chegou provocando uma grande revolução: o aumento da expectativa de vida.

O progresso científico e tecnológico, a escolarização e a melhora das condições de saúde fizeram com que a expectativa que, na Idade Média era de 30 anos, saltasse para 71 anos em 2015. Hoje indiscutivelmente vive-se mais, essa é uma realidade. Mas, vive-se melhor?



Uma vida plena e um envelhecimento saudável estão diretamente ligados a algo muito simples: o seu estilo de vida. Hoje sabemos que 70% das doenças estão relacionadas à forma como vivemos, ou seja, as escolhas que fazemos diariamente.

Existe uma forte relação entre os principais tipos de câncer e outras doenças aos hábitos alimentares, tabagismo e falta de atividade física (o Brasil ocupa a quinta pior posição do mundo em prática de atividade física).

Nunca se falou tanto em vida saudável, mas também nunca tivemos tantas pessoas doentes.
Fazer planos para o futuro é importante, no entanto, é fundamental que eles saiam do planejamento e se tornem realidade.

Todos nós conhecemos pessoas que foram capazes de realizar grandes mudanças em suas vidas: abandonar o vício do cigarro, mudar hábitos alimentares e emagrecer, começar a exercitar-se e ter uma vida mais saudável, etc.

Você sabe o que essas pessoas têm em comum? Elas têm um propósito de mudança de vida. Não há uma única forma, nem uma fórmula mágica de mudar hábitos antigos em sua vida.
O primeiro passo é refletir sobre como sua vida se encontra e identificar com clareza o que deseja mudar.

Tenha um plano para sua mudança, estabeleça aonde quer chegar e principalmente: seja gentil com você mesmo! As coisas nem sempre acontecem como planejamos. Obstáculos e frustrações vão ocorrer, no entanto, com serenidade e perseverança, atingirá seu objetivo.
O tempo pode lhe enganar e, antes começar tarde a efetuar mudanças necessárias em sua vida do que nunca, seja persistente para alcançar seus objetivos.

Como dizia o escritor Henry Van Dyke, “O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito breve para os que festejam, mas, para os que amam, o tempo é eterno”.

Nossa mente sempre tem o poder de trazer uma nova vida. Basta querer.

Dr. Fábio Luiz Vicente
Psicólogo Clínico e Neuropsicólogo

Confira outros artigos de Dr. Fábio Luiz Vicente no site da Revista O Comércio