FONOAUDIOLOGIA: Diagnóstico precoce leva ao desenvolvimento rápido e significativo, afirma especialista

SITE

Neruna Ribeiro Guedes Crotti é Mestre no acompanhamento de crianças prematuras

 

Voltando a atender também em Lençóis Paulista, a fonoaudióloga Neruna Ribeiro Guedes Crotti é Mestre no acompanhamento de crianças que nasceram prematuras com dificuldades de fala, conhecimento que alia à sua grande experiência também com crianças autistas. Além disso é especialista em Autismo, Linguagem Oral e Processamento Auditivo Central.

Em seu consultório, repleto de atrativos para envolver seus pequenos pacientes, ela oferece um ambiente confortável também para que os pais se sintam o mais à vontade possível para acompanhar o atendimento dos filhos.

No caso da prematuridade, ela ressalta a importância do ambiente para que as crianças tenham o melhor desenvolvimento possível. “Quando as crianças nascem prematuras, as mães querem proteger o máximo possível, e é compreensível. Mas, eu costumo dizer que as crianças nascem prematuras, mas não são prematuras para sempre, e quando as mães entendem isso, as crianças se desenvolvem e a gente tem um resultado muito mais rápido e significativo”, explica.

Outra especialidade de Neruna, é a identificação e tratamento de problemas relacionados ao Processamento Auditivo Central. O acompanhamento em caso de suspeitas do transtorno pode começar por volta dos cinco anos, mas nessa idade a gente identifica “risco” para transtorno do processamento e a partir dos 9 anos de idade a gente já pode dizer que a criança apresenta transtorno do processamento auditivo.

“No exame do processamento,  conseguimos identificar se a criança compreende o que está ouvindo, já que ela pode ser ouvinte normal, não ter perda auditiva, mas ter habilidades auditivas que não estão sendo usadas, o que faz com que não compreendam o que está sendo escutado”, resume.

O transtorno  pode ser identificado em crianças que não tem bom rendimento escolar e são caracterizadas como desatentas, agitadas ou com falta de interesse. Na idade adulta, pode se caracterizar entre pessoas que apresentam, no ambiente familiar ou profissional, dificuldade de memória, concentração e entendimento. “A transtorno pode ter como sintoma a dificuldade em manter a compreensão do que é discutido em uma conversa ou reunião, dificuldade de manter a compreensão do contexto. É comum, por exemplo, executivos e profissionais que gerenciam grupos de outras pessoas pedirem para melhorar o processamento para terem mais facilidade de se expressar e discursar”, diz Neruna.

Para todos os casos, o importante é o diagnóstico precoce. “O importante é tirar a dúvida, fazer uma avaliação. Porque, as vezes, a gente acha que é tal problema, e não é. E também o contrário pode ocorrer. Então, quanto mais cedo, a resposta é mais rápida, por conta do desenvolvimento cerebral”,  afirma.

 

Serviço: Av. Padre Salustio Rodrigues Machado, 284

Contato – 9 9700-2728