Por Karina Gerin
Acreditamos que as oportunidades de vivências positivas que temos em nossas vidas são sementes plantadas em nosso coração e nossa memória. O que nos sensibiliza gera mudança. O que gera mudança, muda futuros e cria condições para transformar sonhos em histórias de verdade.
O Projeto Formação de Líderes (PFL) tem esse propósito: gerar mudanças que inspirem adolescentes e jovens a sonharem, conhecerem seus talentos e habilidades e decidirem por fazerem escolhas que os levem a caminhos de prosperidade.
Uma história de verdade é a do Michel Henrique, aluno do PFL da turma de 2022. Antes de participar do projeto, Michel era um menino muito quieto e tinha uma insegurança que o deixava com medo de não fazer novas amizades e não conseguir entender as aulas do curso. Mesmo assim, fez sua inscrição motivado por sua prima e sua mãe. Em cada aula, sua habilidade e conhecimento o motivaram a dar o seu melhor. Com o passar do tempo, tornou-se amigo de cada aluno da turma; reflexo das atividades em grupo e individuais do curso. Os temas que o inspiraram trataram de assuntos como administração do tempo, responsabilidade, liderança e empatia.
Michel também adquiriu habilidades para falar em público, que, para ele e para a maioria dos adolescentes e jovens, é uma das maiores dificuldades. E assim, durante dez meses, cada aula do PFL que fazia tocava seu coração de forma diferente. No dia da formatura, Michel se deu conta de sua conquista: terminou o curso. E, junto com todos os seus amigos e seus familiares, percebeu que é em um ambiente em que existe respeito, empatia e troca de conhecimento que pode ser descoberto o sentido para a vida de um jovem, assim como aconteceu com ele, o Michel, na foto ao lado com Carla Branco, superintendente do Instituto LideraJovem no dia da formatura.
Há mais de 20 anos, histórias como essas são realidade entre os adolescentes e jovens que participam do Projeto Formação de Líderes (PFL), realizado pelo Instituto LideraJovem, uma Organização Social Civil (OSC) sediada em Lençóis Paulista.
Para viver essa experiência também, basta preencher o formulário de inscrição que está no site www.liderajovem.org até o dia 19 de fevereiro. Em março, acontecerá a etapa de seleção composta por dinâmicas e atividades que, por si só, promovem uma experiência positiva aos participantes. Serão duas turmas com 35 vagas cada, uma na parte da manhã e outra à tarde. As aulas acontecem durante 10 meses na sede do Instituto LideraJovem, no centro de Lençóis Paulista.
Conheça mais sobre o Instituto LideraJovem pelo site liderajovem.org, os perfis do Facebook e Instagram @institutoliderajovem, o canal do YouTube ou entrar em contato pelo telefone (14) 9.9735-1240.