Inverno em Gramado

Gramado




Casal lençoense curte as férias na cidade conhecida como Europa brasileira

Priscila Pegatin

Com temperaturas abaixo da média do país, Gramado (RS) é um dos destinos mais procurados do outono/inverno.

Conhecida como Europa brasileira, todos os anos, mais de 6 milhões de visitantes passam pelo município. E quem decidiu seguir o mesmo roteiro – de ruas floridas, detalhes da arquitetura, aconchego da hotelaria e requinte de gastronomia – foi o casal lençoense Rosa Regina Romano e Angelo Oliveira. “Meu esposo sempre quis ir para um lugar mais frio”, conta Rosa sobre o destino.



De malas prontas, eles partiram de Lençóis Paulista rumo ao Rio Grande do Sul no dia 14 de junho. Os cinco dias seguintes, de férias, foram de temperaturas amenas e passeios inesquecíveis. “Durante os quatro primeiros dias, a temperatura máxima não passou de 8°C. Um dia saímos às 7h e estava marcando 1°C”, recorda Rosa.

Mesmo com temperaturas bem abaixo do que está acostumado, o casal não se intimidou com o frio e como todo bom turista saiu para conhecer a cidade. Fizeram passeios no município de Gramado e Canela. Conheceram a rota do Queijo e Vinho de Maria Fumaça, com direito, é claro, a visita à vinícola.

Com uma agenda cheia de passeios diurnos, se estenderam também para a programação turística noturna, para degustar a variedade gastronômica. Rosa conta que experimentaram o churrasco típico gaúcho, com direito a apresentação de dança local.

O município surpreendeu o casal em vários quesitos. “Foi a primeira vez que fomos. A cidade é lindíssima, extremamente limpa e organizada. As comidas são maravilhosas. As pessoas são educadas e gentis. Fiquei impressionada com o trânsito. Era só colocar o pé na faixa de pedestre que os motoristas paravam o carro”, conta.

Da viagem eles guardam os bons momentos vividos e as fotos que ficaram de recordação. “Gramado é maravilhoso”, garante Rosa, que indica o destino e ainda dá um conselho. “Quem for na época do inverno, é bom levar roupas bem quentinhas”, brinca.