Por Tânia Morbi
Plano de Cauã é continuar se dedicando à música e ao instrumento
Cauã Fonseca Cardozo tem apenas 19 anos, mas a determinação e a certeza do que quer como sua profissão. E olha que a escolha foge do padrão dos jovens da sua idade, já que ele é acordeonista e já possui experiência para percorrer palcos pelo Brasil, se apresentando profissionalmente.
Ele conta que aprendeu a tocar acordeon há cerca de 10 anos, ou seja, quando ainda era uma criança. A paixão pela música e pelo instrumento foi direcionada pelas aulas com Gustavo Almeida, catarinense de 22 anos que, em 2019, foi eleito o melhor acordeonista do mundo, durante o Campeonato Mundial de Acordeonistas, realizado na China, onde venceu na categoria Virtuoso Sênior.
Mas, começar a tocar foi mesmo por curiosidade, revela Cauã. “Comecei a tocar por uma vontade mesmo, foi espontâneo, por ter curiosidade sobre o instrumento”, diz.
Por conta do seu trabalho como músico, ele toca a maior parte do tempo composições do estilo sertanejo, mas ouve todos os estilos. “Ouço e procuro conhecer um pouco de todos os estilos possíveis”, revela.
Atualmente, Cauã acompanha a dupla Hugo e Tiago, que vem se destacando no cenário, com shows por todo país.
Seu ídolo é um dos melhores acordeonistas do país, o gaúcho Renato Borghetti.
Para o futuro, o jovem músico espera poder continuar investindo em experiência e aprendizado e assim continuar se mantendo por meio do que mais gosta de fazer que é tocar acordeom. “Pretendo continuar nessa carreira”, projeta.