Jovens debatem a mulher na sociedade

Mulher




Grupo da Etec Cidade do Livro que participa do Desafio Faça Acontecer quer alertar para as altas taxas de feminicídio e a importância da mulher na sociedade

Angelo Franchini Neto

Jovens da Etec Cidade do Livro demonstraram o espírito de liderança e entraram em contato com a Revista O Comércio para falar sobre o tema escolhido para o Desafio Faça Acontecer. A Equipe 33 já está trabalhando com um assunto delicado: a importância da mulher na sociedade e o feminicídio. O projeto, que recebeu como título o nome “Dona de mim”, tem como principal objetivo a abordagem das problemáticas referente à mulher dentro da sociedade atual, levantando questões referente a preconceito, autoestima, violência e empoderamento feminino.

Maria Eduarda Leda Lopes, capitã da equipe, acredita que a mulher tem ganhado, de uma maneira perceptível, o seu espaço. No entanto, ainda há muito o que melhorar. “Em uma pesquisa rápida realizada através do site do Instituto Maria da Penha, pudemos perceber que cerca de 19 mil casos de agressão à mulher foram registrados em apenas 12 horas. E esses são apenas os casos nos quais as mulheres têm coragem de ligar e denunciar. Já na questão da valorização feminina, achamos importante empoderar a mulher”. As ações propostas (você pode conferir no infográfico ao lado) vão desde simples bate-papos até aulas de defesa pessoal. “Quando escolhemos as ações, pensamos em não trabalhar como temas de exclusão, mas sim abrir o leque e valorizar a mulher”.



Viviane Maria Morais Leo, professora facilitadora da equipe, vê com bons olhos a escolha do tema por parte dos alunos. “Vim de São Paulo (Viviane morou na capital paulista) e achei que a violência era exclusiva de lá, que o interior era mais tranquilo, mas percebi que não é bem assim”. Para ela, apensar de o assunto ser delicado, ele deve ser debatido independentemente da faixa etária. “É na adolescência que as meninas são assediadas e visadas perante o público masculino. Mesmo que os pais demonstrem preocupação, precisamos de certa forma orientar essas jovens para que elas entendam o que é assédio”, destaca a professora.

O Desafio Faça Acontecer

O Desafio Faça Acontecer é um concurso que desafia jovens de Lençóis Paulista, Macatuba e Borebi a convidarem seus amigos para, juntos, desenvolverem ações para transformarem o mundo ao seu redor. Promovido pelo Projeto Formação de Líderes, o objetivo do Desafio é envolver os jovens na busca da solução para os problemas sociais que afetam as escolas e/ou comunidade para que possam transformar a realidade local de maneira positiva.

“Nós, jovens, temos muita coisa a oferecer, só precisamos de apoio. E o Instituto LideraJovem dá esse apoio há muito tempo através do Desafio Faça Acontecer. Participamos não somente pelos prêmios, mas pelas ações em si, e ficamos felizes quando ouvimos coisas bonitas sobre o nosso trabalho”, finaliza a capitã da equipe 33.