NOVEMBRO AZUL: É preciso quebrar paradigmas contra exame de toque retal

SITE

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

 

Frases como “Coisa de homem é cuidar da saúde” pretendem chamar atenção para a prevenção do câncer de próstata durante a campanha anual ‘Novembro Azul’, que alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença. Porém, o exame ainda é um tabu entre parte dos homens.

Segundo o médico anestesiologista, Antônio Celso Gomes de Souza Barros Filho, dois exames se complementam: o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). “O exame físico é capaz de identificar alterações no formato e consistência da próstata, fazendo o médico ter indícios de alguma alteração mais graves. Essa avaliação precisa ser suplementada com PSA, aumentando a capacidade de se suspeitar de um câncer”, explica.

O fato de que a maioria dos cânceres de próstata crescem lentamente e não causam sintomas, em estágio avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina. “Recomenda-se a realização de exame de toque retal a partir dos 50 anos de idade, com exceção de pessoas que tenham histórico em parentes de primeiro grau. Então, o início deve ser aos 45 anos de idade”, alerta.

O ponto negativo é a ideia de que o exame de toque retal pode promover interdições e violações, o que faz com que seja visto como algo que compromete a masculinidade. “Geralmente, não querem se submeter a uma situação que supostamente seria vexatória e constrangedora e que “conspira” contra a noção de masculino. O medo do desconforto físico e psicológico atrapalham”, lamenta o médico.

Para ele, a forma de quebrar esse tabu são as políticas públicas de conscientização sobre a importância do exame e como é realizado, bem como da doença. “Somente quando se tem um conhecimento mais aprofundado sobre um determinado assunto é que temos o aceite popular de forma natural. E assim, conseguiremos diminuir o número de mortes por essa doença”, conclui.

 

Labstar nasceu para ser diferenciado

 

Foi inaugurado no último dia 31 o Labstar, idealizado para ser e oferecer um serviço de diagnóstico laboratorial diferenciado em Lençóis Paulista, segundo seu diretor, o médico anestesiologista Antônio Celso Gomes de Souza Barros Filho.

De acordo com o médico, o laboratório possui atendimento que pode ser agendado pelo site ou por aplicativo, sem a necessidade de espera no dia da coleta. Mas, também outros diferenciais. “Pelos colaboradores, que possuem curso superior e são bilíngues, preparados para atender pacientes com transtorno do espectro autista; pelos equipamentos que somente ele possui, como identificador de veias, para atenuar a dor e o novíssimo exame realizado com uma gota de sangue. Também tem a diferença de um ambiente onde o paciente controla a luminosidade, temperatura e som, com espaços próprios para gestantes e kids, e por exames com resultados confiáveis e tempo recorde. Temos parceria com um dos mais conceituados laboratórios do Brasil, o Fleury, oferecemos todos os tipos de exames, inclusive os novíssimos de farmacogenética, que avaliam a resposta de um organismo a um determinado medicamento, e temos um rigoroso controle de qualidade seguindo todas as determinações legais”, garante.

 

Serviço: Rua Piedade, 266 – Centro

(14) 3264.2005 | (14) 98169.0909