O esporte que edifica

esporte




Conheça o projeto Desenvolvendo Habilidades e Incentivando modalidades, que une esporte e educação

Angelo Franchini Neto

Um projeto que integra o esporte à educação. Esse é o Desenvolvendo Habilidades e Incentivando Modalidades, que, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de desenvolver na criança e no adolescente algumas competências, tais como disciplina, equilíbrio, convivência e calma. Ou seja, é o formar cidadão de bem através de atividades físicas que têm como principal característica a competição.

O trabalho conta com a participação de nove profissionais e é voltado para crianças e adolescentes matriculados em escolas municipais do 1º ao 9º ano no contraturno escolar (para unidades em período integral), à noite e aos sábados. As modalidades disponíveis – skate, atletismo, capoeira e sanda (boxe chinês) – têm agradado os alunos. Alguns deles, inclusive, já disputaram algumas competições em suas respectivas modalidades. “Vale a pena ressaltar que o nosso principal objetivo não é formar atletas, mas caso isso venha a ocorrer, ficaremos felizes em dobro”, destaca Adriano Pitoli, coordenador do projeto.



Hoje, cerca 750 crianças e adolescentes participam do projeto, um número que deixa Pitoli com um sorriso no rosto. “O balanço até o momento é extremamente positivo, tanto que temos registrado algumas situações no dia a dia que tem nos deixado felizes. Um exemplo é o sanda, que ensina que luta e briga são bem diferentes uma da outra. E a maioria deles entende o recado. É por isso que, para o próximo ano, a ideia é renovar essa concessão e dar continuidade ao trabalho”, finaliza Pitoli.

O projeto Desenvolvendo Habilidades e Incentivando Modalidades é realizado pela Associação Shorin Ryu, em parceria com as secretarias de Educação e Esporte do município. Já os recursos são oriundos do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). Para participar o aluno tem que apenas demonstrar interesse por uma das modalidades presentes em sua escola.