O que é a Terapia por Ondas de Choque?

Costas

A Terapia de Ondas de Choque é um método de tratamento não invasivo, que utiliza ondas mecânicas de alta pressão, para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas, sendo bastante utilizado na medicina esportiva e ortopedia. Seus principais benefícios são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade articular. Além disso, não é necessário o uso de anestésicos, fazendo com que seja uma terapia ideal para acelerar a recuperação e a cura de diversas patologias que causam dor aguda ou crônica. As ondas de choque são utilizadas para reduzir a inflamação, reduzir o tecido fibrótico e estimular a cicatrização dos tecidos. O tratamento produz no ponto de aplicação um aumento da formação de vasos sanguíneos por microrruptura dos capilares do tendão e osso.

O aumento da circulação na área permitirá a chegada de fatores de reparação tecidual e de oxigênio, que favoreceram uma recuperação mais rápida, redefinindo os processos de cura.

As indicações médicas mais comuns para o tratamento pela terapia por ondas de choque são: dores na coluna (Lombalgias agudas e crônicas, distensões musculares, espasmos musculares, dor miofascial); dores no quadril (Bursite trocanteriana, tendinite de glúteos ou isquio-tibiais, dor miofascial da musculatura da cintura pélvica); dores no joelho (tendinite patelar, Síndrome do trato iliotibial); dores no pé (Fascíte plantar, esporão do calcâneo, lesões ligamentares entorse do tornozelo): dores no ombro (Síndrome Dolorosa Miofascial, tendinopatia do manguito rotador, capsulite adesiva, síndrome do impacto, artrose de ombro); dores no cotovelo (Epicondilites lateral (cotovelo do tenista) e medial (cotovelo do golfista); lesões esportivas (Reabilitação do ombro de nadadores, lesões em corredores e outros atletas, tendinopatias e tendinites); dor miofascial (Dor miofascial e dor musculoesquelética pela Síndrome Dolorosa Miofascial).