O beach tennis é um esporte que traz muitos benefícios para o corpo e a mente. A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos no país —segundo a CBT (Confederação Brasileira de Tênis), cerca de um 1,1 milhão de pessoas praticam a atividade atualmente, mais que o dobro em comparação a 2019.
Seguem abaixo alguns benefícios de jogar beach tennis:
1 – Baixo impacto nas articulações: Além de o praticante ter de saltar e correr menos do que ao jogar vôlei e futebol, por exemplo, a areia fofa reduz o impacto nos joelhos, tornozelos, quadris e costas, minimizando o risco de dores e lesões,
2 – A família toda pode jogar: Até quem está sedentário ou nunca praticou esportes com raquetes consegue jogar beach tennis. A atividade é inclusiva e na quadra vemos de criança a idosos. O esporte envolve a família e amigos.
3 – Não é preciso muitos jogadores: Muitas vezes, você nem precisa de um parceiro para jogar. Diversas arenas oferecem um tipo de “day use” em que é só chegar e jogar com quem estiver lá na quadra.
4 – Fortalece o corpo todo: Mover-se na areia, saltar e agachar para alcançar a bola ajuda no ganho de força nas pernas e na região do core (abdome, lombar e coluna). Já as raquetadas trabalham braços e ombros.
5 – Detona calorias: O beach tennis é um esporte que propõe um exercício intervalado, ou seja, mescla momentos de alta e baixa intensidades. Em uma partida de 60 minuto em duplas, um atleta amador faz aproximadamente 10 minutos de atividade intensa e queima cerca de 200 calorias —mas esse número pode aumentar, dependendo do ritmo do jogo.
6 – Melhora o fôlego: Correr e saltar na quadra proporciona um trabalho aeróbico, que contribui para desenvolver o condicionamento cardiovascular (resistência física).
7 – Turbina o humor e despacha o estresse: Assim como qualquer atividade física, o esporte estimula a produção de neurotransmissores (como a endorfina) que melhoram o humor, ajudam a relaxar e aumentam o bem-estar.
8 – Desenvolve a propriocepção: A instabilidade da areia fofa estimula a capacidade do corpo em reconhecer sua posição no espaço, chamada de propriocepção —é graças a essa capacidade que você consegue levantar as mãos na altura dos ombros sem precisar olhar para elas. Desenvolver a propriocepção ajuda na estabilização das articulações e reduz o risco de algumas lesões, como torções —ao pisar em buraco, por exemplo, seu corpo percebe que o pé está virando e aciona rapidamente os músculos necessários para evitar isso.
9 – Trabalha a coordenação motora e o equilíbrio: O esporte estimula ainda regiões cerebrais responsáveis por diferentes capacidades coordenativas, possibilitando um incremento de sinapses entre as áreas do cérebro e os músculos. Estudos mostram que esses processos podem neutralizar ou retardar o desenvolvimento e a progressão de demências, como Alzheimer.
10 – Deixa o cérebro mais esperto: Os deslocamentos na quadra contribuem para desenvolver a capacidade de processamento de informação e de reação, por exigirem tomadas de decisão rápidas para realizar uma jogada.
11 – É fácil de praticar: Apesar de as regras do beach tennis terem certa semelhança com as do tênis de quadra, o jogo na areia é mais dinâmico, simples e ágil.