Por mais saúde

ciac




Laboratório CIAC Vida oferece exames para diagnosticar e prevenir doenças

Angelo Franchini Neto
e Priscila Pegatin

Em funcionamento há mais de um ano, o Laboratório de Análises Clínicas CIAC Vida oferece serviços de qualidade à população de Macatuba.

Sob o comando do biomédico Renato Borges Hueb, o laboratório trabalha com exames de rotinas e até testes mais complexos, para ajudar na avaliação e prevenção de doenças. “Senti que o mercado de Macatuba precisava de um laboratório e desde o início percebi que tinha sido uma escolha importante”, avalia Renato sobre a comodidade de oferecer à população um atendimento rápido e sigiloso.

Desde a inauguração – em janeiro de 2017 – o CIAC já ampliou a lista de exames oferecidos e estendeu o horário de atendimento. Hoje, o laboratório trabalha com exames de sangue (diabetes, colesterol, triglicérides, entre outros), teste de DNA, exame toxicológico para carteira de motorista, sexagem fetal para descobrir o sexo do bebê, entre outros. O atendimento é realizado das 6h30 às 17h, sem fechar para o horário do almoço.



“A maioria dos clientes, por conta do jejum, vem na parte da manhã. No período da tarde, são mais os exames que não necessitam jejum ou a retirada do resultado de exames”, explica Renato.

No CIAC, as funções são divididas entre Renato e Carla, também biomédica. “Ela realiza o primeiro atendimento, as orientações e informações que o paciente precisa receber. Eu faço a parte analítica e, se necessário, a coleta”, diz.

Trabalho na prevenção

A prevenção, aos poucos, tem se tornado um hábito benéfico entre a população. Praticar exercício físico regularmente, ter uma alimentação balanceada e realizar exames com frequência ajudam nesse processo.

Para prevenir infecções, diabetes e até o câncer, é recomendada a realização de exames médicos e laboratoriais periódicos. É através deles que se torna possível identificar problemas que ainda não se estabeleceram ou que ainda não deram sinal de sua existência, para assim tratar precocemente e evitar complicações. “Cada vez mais a prevenção é necessária. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor vai ser o tratamento e sua eficiência”, diz Renato.

Prevenir doenças não é somente aumentar os anos de vida, mas sim garantir que eles sejam saudáveis.