Prefeito Empreendedor

Prefeito




Anderson Prado de Lima, prefeito de Lençóis Paulista, conquistou o prêmio Prefeito Empreendedor – Mário Covas, na categoria Empreendedorismo na Escola

Angelo Franchini Neto

O personagem da Capa deste mês é mais do que especial, afinal, ele tem se destacado pelo seu perfil pujante. É o prefeito Anderson Prado, que ficou entre os três melhores do Estado de São Paulo no prêmio Prefeito Empreendedor – Mário Covas, na categoria Empreendedorismo na Escola.

A entrega da premiação e revelação dos vencedores aconteceu no dia 21 de maio, no Memorial da América Latina de São Paulo. Lençóis Paulista ficou atrás apenas das cidades de São José dos Campos (2º lugar) e Santo André (1º lugar). Essa é a primeira vez que o Chefe do Executivo lençoense fica entre os finalistas do prêmio promovido pelo Sebrae.



“Lençóis Paulista é uma cidade de vanguarda, uma cidade progressista, de um povo humilde, porém, trabalhador. Esse prêmio representa a força da nossa gente. É a primeira vez que Lençóis Paulista é certificada com o terceiro lugar na categoria Empreendedorismo na escola de um prêmio tão importante que é o Prefeito Empreendedor. Não posso deixar de enaltecer o trabalho do Sebrae, que realiza uma pesquisa profunda nos municípios, e, através disso, promove o desenvolvimento e crescimento do Estado de São Paulo. Lençóis Paulista tem que comemorar. Esse não é um prêmio do prefeito Prado, mas é um prêmio da cidade, é um prêmio das pessoas, é um prêmio da força trabalhadora e empreendedora de nossa gente. E para encerrar, agradeço todos os servidores públicos envolvidos nessa iniciativa, porque sem eles não estaríamos hoje comemorando essa conquista”, declarou o prefeito Prado.

Lençóis Paulista inscreveu dois projetos nas categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Empreendedorismo  na Escola”, esta última na qual foi premiada. O Projeto inscrito na categoria “Empreendedorismo da Escola” teve como foco as ações do município, principalmente do Centro Municipal de Formação Profissional em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com intuito de promover a qualificação da mão de obra local, estimular o empreendedorismo em cursos de qualificação profissional, incentivando a geração de novos negócios e a própria renda; captar parcerias para viabilização dos cursos, contribuir para a diminuição da desigualdade social, melhorar a qualidade da mão de obra que atuará nas empresas estabelecidas no município e, gerar emprego e desenvolvimento sustentável em Lençóis Paulista.

Mais sobre o prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mario Covas reconhece os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. Com o prêmio, o Sebrae joga luz e ajuda a disseminar projetos de estímulo à modernização da gestão pública e ao surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios.

Em São Paulo, oito categorias foram premiadas, sendo que duas delas, de maneira inédita: “Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico” e “Empreendedorismo na Escola”, que foi justamente a categoria que Lençóis Paulista foi finalista. As demais são: “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, “Pequenos Negócios no Campo”, “Inovação e Sustentabilidade”, “Desburocratização e Implementação da Redesimples”, “Inclusão Produtiva” e “Apoio ao MEI”.

Nesta edição do prêmio, foram inscritos 137 projetos em todo o Estado de São Paulo, resultando em 23 finalistas em oito categorias. Os gestores que apresentaram projetos consistentes, que contemplam políticas públicas visando o desenvolvimento econômico e social através do incentivo ao empreendedorismo, foram homenageados com o selo “Prefeito Empreendedor”. Nessa categoria, receberam o selo 57 prefeitos, totalizando, portanto, 80 premiados.

Empreendedor nato

Anderson Prado de Lima começou a sua vida no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, onde vivei por quase 30 anos. Estudou nas escolas estaduais Rubens Pietraróia e Virgílio Capoani. Ainda no núcleo, com apenas 11 anos de idade, começou a trabalhar na Farmácia Ludovico, como legionário mirim. Lá atendia no balcão e, mais tarde, se encontrou na área de vendas. Aprendeu cedo a importância do trabalho e do estudo.

Formou-se em Letras. No ano de 2009, da necessidade de especializar-se no comércio, formou-se em Marketing de Varejo. Além disso, também é pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades. Com experiência na área jornalística desde 1997, através de solicitação ao Ministério do Trabalho, conquistou a sua regulamentação como jornalista em novembro de 2013. Trabalhou nas áreas de vendas de diversos segmentos, como informática, construção civil e jornais.

Em 2010, fundou a Revista O Comércio, onde permaneceu até janeiro de 2017. No biênio 2012-2013, foi diretor Secretário da Acilpa (Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), onde, nos biênios 2014-2015 e 2016-2017, foi aclamado como Presidente da entidade.

Além disso, ocupou os cargos de delegado municipal do Confep (Conselho Federal Parlamentar), vice-presidente da ALLP (Academia Literária de Lençóis Paulista) e membro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Ingressou na política no ano de 2012, quando se candidatou pela primeira vez a uma cadeira do Poder Legislativo, sendo eleito vereador para gestão 2013-2016, com 613 votos. Em sua estreia na vida pública, foi Segundo Secretário da Mesa Diretora no biênio 2013-2014 e Presidente da Câmara Municipal no biênio 2015-2016. Em 2016, lançou-se candidato ao cargo de Prefeito, sendo eleito com 16.554 votos, para o quadriênio 2017-2020.