Jovens do Projeto Formação de Líderes mobilizam ações para debater política e prevenção ao suicídio

foto_projeto-lideres




Ações envolveram jovens e comunidade em geral provocando reflexões e atitudes transformadoras

Durante o mês de setembro, os jovens do Projeto Formação de Líderes realizaram ações que mobilizaram a comunidade lençoense. A primeira ação aconteceu no dia 19, no Espaço Cultural “Cidade do Livro”, que foi um bate papo aberto à comunidade com o tema: ‘Abra sua mente e vote consciente’, conduzido pelo professor de Relações Internacionais da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bruno Pasquarelli.

Em uma conversa dinâmica, contando com a participação do público de mais de 50 pessoas, Bruno trouxe reflexões e debates sobre como agir de forma consciente. “Quando nos abstemos de participarmos da política de nosso país estamos deixando tudo como está! Para que sejamos cidadãos conscientes, é necessário entender que precisamos discutir política o tempo todo, já que tudo em nosso cotidiano depende dela, desde o preço dos produtos que compramos até os serviços públicos de saúde que nos são oferecidos”, explicou.



O palestrante ressaltou também sobre a importância de exercitar a tolerância política, respeitando as opiniões e dialogando. “Não é enxergar o outro que defende um pensamento contrário ao seu como inimigo, mas sim como alguém com quem se pode ter um diálogo e o conflito positivo, que são a base da democracia. Uma sociedade tolerante deve começar por nós”.

Bruno finalizou a palestra com dicas de como exercitar a cidadania do voto de forma consciente: “conheça um candidato, suas ideologias, o histórico, pesquise sobre o partido ou coligação e, não se esqueça de analisar a proposta dele para ver se é coerente e possível de ser praticada”.

Para Izabela Silva, idealizadora do Projeto ‘Abra sua mente e vote consciente’, conscientizar as pessoas sobre o poder do voto e interesse por política ajuda que tenhamos um futuro melhor e com mais participação da juventude.

No dia 27, aconteceu a segunda ação, onde o tema foi sobre prevenção ao suicídio, fazendo alusões ao Setembro Amarelo. Os jovens do Projeto Formação de Líderes realizaram uma palestra informativa abordando os temas: suicídio, anorexia, bulimia, depressão e preconceito.

Com o tema ‘Born This Way’, o encontro foi realizado na escola Rubens Pietraróia para os alunos do 9º ano. Além da palestra, cartazes foram fixados na escola a fim de sensibilizar os alunos.

Para Fernando Rodrigues, abordar este tema com jovens possibilita refletir sobre os aspectos emocionais como aceitação de si, busca de autoestima e valorização pessoal, além de auxiliá-los sobre como e quando devem buscar ajuda.

Para a coordenadora do Projeto Formação de Líderes, Danieli Roza, os encontros foram idealizados por jovens para outros jovens com o intuito de discutir sobre temas em evidência em nossa sociedade, como exercício da cidadania e autoconhecimento.