Queijo vai bem com… tudo!

queijo




Gisele, do Empório do Queijo, dá algumas dicas de como harmonizar essa delícia com cerveja e vinho, mas faz uma ressalva: combinações podem ser infinitas

O leite e seus derivados são os alimentos mais consumidos no mundo. É o que diz o site da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O destaque entre os derivados vai para o queijo, em suas mais variadas formas. E Lençóis Paulista tem o privilégio de ter uma loja especializada nessas delícias.

O Empório do Queijo oferece uma variedade enorme de queijos e embutidos, todos comercializados no atacado e no varejo. Também conta com profissionais prontos para tirar qualquer dúvida sobre o que servir na festa ou naquela recepção de amigos
em casa. Gisele Cristina de Almeida Rocha, gerente, aproveita a oportunidade para dar algumas dicas sobre o assunto.



Antes da indicação

“Quando o cliente chega aqui (Empório do Queijo), procuramos entender o que será servido com os queijos: vinho ou cerveja. A partir daí começamos a fazer as combinações”, comenta Gisele.

Cerveja

A cerveja pede queijos mais salgados (meia cura), maturados (prato ou gouda) e temperados (pimenta ou com ervas). A famosa muçarela palito empanada e crocante também é uma boa pedida. “A cerveja cai muito bem com embutidos, como salame, copa, mortadela, e peito de peru”. Outro queijo famoso por combinar com cerveja é o gorgonzola.

Vinho

Queijos amanteigados (parmesão, prato, entre outros), trufados (com requeijão, tomate seco ou azeitona) são os mais indicados. “O sabor dos queijos e também do vinho são realçados”, lembra Gisele.

Criatividade

Apesar de haver indicações para combinar queijos, vinhos e cervejas, vale a pena ressaltar que não existe padrão a ser seguido, mas sim criatividade. “Moramos no Brasil e o brasileiro é criativo por si só. É claro que, como profissionais, indicamos as melhores harmonizações, mas nada impede de o cliente fazer novas criações. Posso garantir que queijo vai bem com tudo! É uma maravilha criada pelo homem”, finaliza Gisele.