Reforma ampliada

alexandra




Arquiteta dá dicas para construir o segundo andar da casa sem mudanças internas

Priscila Pegatin

O projeto elaborado pela arquiteta Alexandra Brusnardo deu novos ares para a casa da família. Com tendências contemporâneas, a residência ganhou um andar acima do existente, sem a necessidade de obra interna e mudanças na estrutura.

Com o objetivo de ampliar a casa e dar mais conforto aos moradores, o novo layout agradou e também valorizou o imóvel.



Início das obras

A casa, com telhado de uma água, era uma construção antiga que ficava entre um imóvel de piso superior e outro mais alto recorrente ao desnível da rua. Com a necessidade de ampliar, mas sem espaço no terreno, a saída foi criar um novo andar. “Tiramos o telhado e começamos a subir. Tudo feito por fora, sem mexer dentro da casa, sem tirar a laje e sem trincas”, ressalta a arquiteta, que seguiu com o projeto arquitetônico de sua autoria e com a ajuda de um projeto estrutural de um engenheiro civil.

Estaca, broca, novos pilares externos e vigas de 70 cm foram utilizadas para garantir a construção. “O tempo da obra varia muito, mas pode ser realizado em cerca de dez meses”, ressalta Alexandra.

O novo layout conta com 20m² de varanda e mais 60m² de área construída com sala de estar, jantar e cozinha integradas, e suíte. O acesso é por uma escada externa que fica na garagem. Opção esta que evita o desperdício de espaço e obra no interior da casa.

Moderna e compacta

O detalhe final da construção fica com a fachada. O projeto arquitetônico escolhido tem linha retas e sacada de vidro. “É uma tendência que traz leveza para a casa. Na pintura, optei por cores sóbrias, com tons de cinza e preto”, explica Alexandra.

O acabamento de beirais ganhou crepe preto brilhante para dar destaque, contrastando com o revestimento 3D em pedra ferro. “Previne infiltrações e se tiver algum defeito na parede já cobre”, dá a dica a arquiteta.

A escada de acesso, que dá boas-vindas ao novo andar, é metálica e revestida de madeira, mas pode ser construída em granito ou porcelanato, conforme o estilo da casa.

“Um projeto arquitetônico deste modelo tem sido muito procurado devido aos benefícios”, ressalta a arquiteta. A obra finalizada agrada aos olhos, dá mais conforto aos moradores e ainda valoriza a residência.

Antes                                                                    Depois

antes  depois