Saúde e Beleza: Independente da indicação, cirurgião Danilo Silva assegura que bichectomia é segura

SITE

Além do ganho estético, procedimento tem como primeira indicação tratar pacientes que mordem as bochechas
 

É sempre bom se olhar no espelho e se sentir bem com a imagem que vemos. Por isso, as inovações na área da estética são constantes e buscam exatamente adequar o que pode não ser tão agradável ao paciente. A bichectomia é um destes procedimentos, que além de afinar o formato do rosto, tem a finalidade funcional de reduzir mordidas constantes na bochecha. Consiste na retirada de bolas de gordura, conhecidas como Bolas de Bichat, localizadas entre a maçã do rosto e a mandíbula.

O cirurgião bucomaxilofacial, Danilo Silva, explica que por ser um procedimento cirúrgico a bichectomia tem os mesmos riscos de qualquer cirurgia e deve sempre ser indicada e realizada por um profissional habilitado. Porém ele destaca que a grande maioria das pessoas que está insatisfeita com o formato do rosto pode se submeter ao procedimento. “Podem fazer pessoas entre 16 e 70 anos. Porém, todas deverão passar por avaliação minuciosa para ver a real indicação. Paciente com muita flacidez facial não pode ser submetido, pois poderá aumentar a flacidez. Também é contraindicado para grávidas e pacientes com doenças cardíacas, diabetes descontrolada, alterações de coagulação, entre outros”.

Sua primeira indicação é para pacientes que mordem constantemente as bochechas, formando úlceras ou uma linha na mucosa da bochecha chamada linha alba, mas a intervenção é indicada também pelo fator estético. “A bichectomia mostra seus resultados em prazo curto, imediato ou em até três meses. Por meus anos de estudos e experiência com o procedimento, concluo que a flacidez (do rosto) ocorrerá independentemente do procedimento. Acredito que a manutenção da gordura facial (bola de Bichat) aumentará a chance de flacidez, ou seja, a não remoção da gordura será um peso adicional na face”, explica.

Assim, a análise que o cirurgião faz é que a bichectomia pode contribuir para ambas as finalidades, inclusive na satisfação revelada pelo espelho, quando o reflexo mostra aquilo que os pacientes buscavam. “Concluo que a bichectomia é um procedimento consagrado e seguro, que só trará benefícios para o paciente se bem indicado. Mas, reforço que a avaliação minuciosa e indicação correta são fundamentais para o sucesso e resultado do procedimento”, finaliza.

 

Serviço:

Clínica Lappio

Rua Coronel Virgílio Rocha, 28, Centro

(14) 3264-4573 – (14) 9 9162-9691