Saúde Mental: Como você se relaciona com as redes sociais?

SITE

As redes sociais provocaram mudanças profundas na forma como nos comunicamos e interagimos com os outros. Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos um perfil em redes como: Facebook, Instagram, X e TikTok. De acordo com levantamentos, são 5,04 bilhões de pessoas ativas nas redes em 2023, ou seja, 62,3% da população mundial acessa redes sociais.

Todos sabemos que existem muitas vantagens em se relacionar nesse espaço virtual, onde a comunicação é instantânea, diminuindo distâncias e aproximando pessoas. No entanto, cresce a preocupação com a saúde mental da população, inclusive crianças e adolescentes. Nos Estados Unidos, as redes sociais estão sendo responsabilizadas por impulsionar uma crise nacional de saúde mental nos jovens, onde alguns especialistas passaram a entender as redes sociais “da mesma forma que tabaco e armas de fogo”.

Estudos sugerem que o uso excessivo de redes sociais, especialmente as relacionadas na imagem, está ligado a sentimentos de inadequação, ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Além do tempo gasto em telas a comparação com outras pessoas pode gerar, para alguns, em especial, jovens, muito sofrimento. A utilização das redes de maneira desordenada e sem critérios tem feito com que o tempo gasto deixe de ser recreacional e se transforme em um grande problema de saúde mental.

Na comparação excessiva com as diversas áreas da vida de outras pessoas (aparência física, conquistas profissionais, status social, etc), podemos sentir uma sensação de inadequação ou inferioridade. Essas comparações normalmente afetam profundamente a autoestima e aumentam a pressão interna na busca de um mundo que, na maioria das vezes, é irreal.

Toda comparação pode afetar negativamente nossa saúde mental e nosso bem estar emocional. Você já foi comparado com outra pessoa? Como se sentiu? Provavelmente não foi uma experiência confortável. O excesso de comparações pode trazer uma distorção na forma como você se avalia e no que acredita ser uma vida feliz.

Portanto, uma forma de estabelecer uma relação mais saudável começa limitando sua exposição excessiva e privilegiando um tempo de maior qualidade. Lembre-se de que a vida acontece fora das redes. Seja gentil com você mesmo e com todas as suas conquistas e principalmente, reconheça a natureza ilusória das redes sociais. Não deixe que suas redes se transformem em um problema.  Cuide-se!