O psiquiatra Guto Hueb aponta sobre esta condição que pode ocorrer de forma inesperada
Um caso recente que acabou de forma trágica com a morte do policial federal Lucas Soares Dantas Valença, de 36 anos, conhecido como ‘hipster da Federal’, em Goiás, no início do mês passado abriu a discussão sobre o surto psicótico, condição mental que leva as pessoas a agirem de forma confusa, fora da realidade, e a ter delírios e alucinações, podendo colocar a si mesmo ou a outros em situação de risco. O psiquiatra Guto Hueb comenta sobre esta condição, que pode ocorrer sem aviso e ser mais duradoura do que a palavra ‘surto’ pode representar.
Por que o surto psicótico acontece?
Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles, as condições mentais ou psicológicas da pessoa, problemas médicos e, principalmente, consumo excessivo de álcool e drogas, por afetar o sistema nervoso central. A psicose pode ser ainda um indício de algumas das formas mais graves de transtornos mentais. Ainda, doenças hepáticas, problemas na tireoide, acidentes vasculares cerebrais (AVC), lúpus, sífilis, AIDS ou mesmo infecções simples podem causar esse tipo de sintoma.
Quais são os principais sintomas do surto psicótico?
Alterações comportamentais agudas causadas por alucinações ou delírios. As pessoas em surto psicótico costumam perder o contato com a realidade e reagem de maneira muito diferente do habitual. Outros sintomas comuns são confusão mental, ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, e oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva.
Como prevenir um surto psicótico?
Uma das formas de prevenção é evitar o uso de álcool e drogas. As demais causas são imprevisíveis. Apenas alguns indícios podem ser detectados, como queda no rendimento escolar, no trabalho ou em outras atividades do dia a dia. Por isso, é preciso ficar atento aos pequenos sinais e buscar a orientação de profissionais especializados.
Como agir diante de uma pessoa em surto?
A melhor maneira de ajudar uma pessoa em surto psicótico é manter a calma e tentar entender a situação o mais rápido possível. Buscar informações sobre os sintomas apresentados pelo indivíduo pode evitar consequências graves. Tente levar a pessoa para um lugar tranquilo e isolado, sem insistir caso haja resistência. Evite confrontar ou discutir se o comportamento for agressivos, pois isso pode gerar mais estresse e piorar a situação. Também retire do caminho objetos que possam ser perigosos em caso de descontrole, como facas e peças pontiagudas.
Qual o tratamento mais adequado para surto psicótico?
O tratamento para psicose deve ser indicado após um diagnóstico minucioso, realizado por especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Uma avaliação médica completa e detalhada oferece subsídios para a escolha das melhores técnicas utilizadas no atendimento às necessidades específicas de cada paciente. Em casos de consumo abusivo de substâncias psicoativas, os sintomas podem passar após o término dos efeitos da substância. Porém, se isso não ocorrer, podem ser necessários o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e até internação.