Sistema circulatório: Sinais não podem ser ignorados

SITE

O cirurgião vascular, Heitor Vieira Nogueira explica funcionamento e as doenças relacionadas à circulação

 

Nosso corpo dá sinais quando algo não está funcionando bem. Um dos mais comuns é a febre, que ocorre quando uma infecção está em andamento ou instalada. Assim, todas as diversas áreas de funcionamento do organismo avisam quando é preciso procurar ajuda especializada.

Mas, alguns sinais podem ser silenciosos e, por isso, passar despercebidos pelo paciente, o que pode aumentar a gravidade do quadro e a dificuldade de tratamento. Alguns destes sinais que acabam sendo ignorados estão relacionados ao sistema circulatório, especialidade do cirurgião vascular Heitor Vieira Nogueira, que explica como, basicamente, ele funciona e quais as principais doenças que podem ocorrer.

De acordo com o médico, sua especialidade trata basicamente da boa circulação das artérias, veias e vasos linfáticos. As artérias são responsáveis pelo sangue que sai do coração, as veias responsáveis pelo sangue que volta para o coração e os vasos funcionam como “intermediários entre as duas”. “As principais doenças que o cirurgião vascular trata, no seu dia a dia, estão neste tripé: artérias, veias e vasos linfáticos”, afirma o médico.

Nas artérias os principais problemas são aneurismas, dilatações anormais das artérias. Por exemplo, quando ocorre um aneurisma cerebral.

Relacionadas às veias, as principais doenças são as tromboses venosas e as varizes.

Finalmente, relacionada aos vasos linfáticos, a principal e grave doença é o linfedema, um inchaço crônico, anormal da perna que pode ser provocado por trauma, infecção ou pré-disposição genética. “Neste caso, o tratamento é bem difícil e requer o seguimento especializado”, reconhece  Dr. Heitor.

Em todos os casos, os sintomas podem ser cãimbras, sensação de formigamento, insensibilidade nas extremidades dos membros, dores nas pernas, inchaço, veias dilatadas, cansaço inexplicável nas pernas e a alteração da cor da pele. E o recomendado: nunca ignore nenhum sintoma e procure imediatamente um médico especialista.

 

Serviço: Clínica Prisma

R: Cel. Joaquim Gabriel, 651 – Centro – Lençóis Paulista.

Fone: (14) 3436-2394